A secura íntima é um problema que afeta muitas mulheres e que pode causar grande desconforto. Apesar disso, não se fala abertamente deste tema. Mas nós queremos falar e temos duas coisas para lhe dizer: a primeira é que aqui não existem temas tabu; a segunda é que este é um problema mais fácil de tratar do que pensa.

De acordo com estudos internacionais cerca de 40% das mulheres sofre de desconforto vaginal e 62% reconhece que este sintoma afeta a sua intimidade sexual, causando dor.1,2 Mas não é apenas a dor que tem impacto na qualidade de vida da mulher. A secura vaginal pode levar a outros problemas como a irritação ou até mesmo infeções. Por isso, não deve ser deixada para segundo plano. Ao tratar a secura vaginal, estará também a prevenir e a investir na sua saúde.

Durante a menopausa, a secura vaginal tende a agravar-se devido a uma menor produção de estrogénio, hormona que está relacionada com a lubrificação e elasticidade dos tecidos da vagina. Nas mulheres mais jovens a falta de estrogénio pode ter origem numa higiene excessiva (2 higienes íntimas por dia, de manhã e à noite, é suficiente)  ou com produtos inadequados, utilização de corticoides por períodos prolongados, medicação crónica (antidepressivos, estatinas), síndrome do cólon irritável ou abuso de antibióticos com destruição da microbiota.

 

Sofrer em silêncio não é a solução. Saiba que há tratamentos e fale abertamente com o seu médico. Mucogyne é um gel íntimo não hormonal com ácido hialurónico em lipossomas, que hidrata3, lubrifica e auxilia na reparação e cicatrização4 da zona íntima. Além disso, pode ser utilizado por mulheres de todas as idades.

O ácido hialurónico de Mucogyne está presente na forma de lipossomas para favorecer uma libertação controlada e direcionada nos tecidos da vagina.

O gel Mucogyne atua como hidratante na secura vulvovaginal em mulheres com ou sem dores durante as relações sexuais, independentemente da idade, ou em mulheres na menopausa. Demonstra também eficácia como cicatrizante (cicatrizes de cirurgia recente ou pele em carne viva e que precisam aplicar o gel para ajudar na reconstrução da pele, graças ao ácido hialurónico) e lubrificante para facilitar a relação sexual.

Não se esqueça que a hidratação, a par de uma higiene íntima adequada, é fundamental para manter o equilíbrio da microbiota vaginal e favorece a renovação celular e a plasticidade dos tecidos. O gel Mucogyne melhora o índice de saúde vaginal5, tem elevada tolerância ginecológica6 e não contém corantes, álcool ou fragância.

 

Mucogyne® é um dispositivo médico. É um gel íntimo não hormonal à base de ácido hialurónico formulado para restaurar a mucosa vulvovaginal. Para mais informações contacte: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-191 Lisboa, NIPC 515036684. Email: info@biocodex.pt. Tel: 211 319 134

MU.0012/2023

Referências bibliográficas:

1.NAPPI “Women’s voices in the menopause: results from an international survey on vaginal atrophy”, 2009.

2.NAPPI “Vulvar and vaginal atrophy in 4 European countries: evidence from the European REVIVE survey”, 2016.

3.Evaluation of the moisturising effect of a gel versus comparator_medical device with CE marking -PRM03-F-190_V4-Report_V0.1_20 de novembro de 2017

4.JM. Bohbot et al. Efficacy of a medical device containing hyaluronic acid and liposomes on vulvar-vaginal dryness. 2015. Gynécologie Obstétrique & Fertilité. 43(2015)437-442

5.JM. Bohbotetal. Efficacyofa medical device containing hyaluronic acid and liposomes on vulvar-vaginal dryness. 2015. Gynécologie Obstétrique & Fertilité. 43(2015)437-442

6.Avaliação da tolerância ginecológica após 5 dias de aplicação -20 voluntárias adultas -P140100; 17/10/2014