A abordagem 360º é um conceito desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, pensado e adequado a cada pessoa, respeitando a sua idade, estilo e ritmo de vida, para ir ao encontro das suas expetativas únicas.

Artigo da responsabilidade da Dra Filipa Lisboa. Medicina Estética e Estética Avançada e Medicina Capilar na Ousia Clinic.

 

 

Nesta abordagem 360º, valorizam-se protocolos individualizados e integrativos, onde se trabalha a Medicina Estética Avançada – que inclui injetáveis, fios e produtos tópicos, para além de tecnologia avançada –, a nutrição, o fitness, a cirurgia plástica e reconstrutiva, a terapia do sono, a ozonoterapia e medicina hiperbárica, a longevidade, a osteopatia, o mindfulness… Nenhuma é essencial e nenhuma é dispensável: acredita-se que só quando se trabalha vários sistemas orgânicos somos capazes de obter os melhores resultados. Assim, esta abordagem versa as diversas dimensões do nosso ser.

RESULTADOS OTIMIZADOS E HARMONIOSOS

Acredito que o caminho para um total bem-estar carece de investir em nós mesmos e criar uma rotina de cuidados onde todas as dimensões estão presentes. Não se consegue dissociar um plano de tratamento de uma determinada área sem olhar a outras necessidades. A seu tempo, podemos ir trabalhando junto de cada pessoa para encontrar resultados otimizados e harmoniosos, que verdadeiramente se traduzam num bem-estar físico, psicológico e social.

Perante a pessoa que está à nossa frente, consideramos, por exemplo, os benefícios obtidos pela sinergia de diferentes tipos de lasers, a necessidade de nutrição celular e ou o rejuvenescimento global proporcionado por injetáveis (bioestimuladores, polivitamínicos, ácidos hialurónicos), impulsionados pela câmara hiperbárica, sem esquecer a necessidade de detoxificação (sobretudo após qualquer tratamento) ou a aplicação de drenagem linfática (e isto é somente um exemplo).

E como não podemos dissociar o nosso corpo físico da nossa mente, trabalhamos a tomada de consciência, a partir da técnica de mindfulness, porque acreditamos que somos responsáveis por todas as nossas células e que a mente é o motor da nossa atividade mais basal.

Podemos ainda aliar, por exemplo, um treino funcional e direcionado, que trará modificações físicas, hormonais e psicológicas igualmente transformacionais de todo o ser.

Neste conceito 360º, não se consegue dissociar o fator estético do conceito saúde e, apesar de termos partido do mote Medicina Estética, ambos são conceitos interdependentes e ambos devem ser vistos como forma de potenciar a beleza de homens e mulheres e conectá-los com o seu bem-estar interno.

PROCESSO TRANSFORMACIONAL

O conceito 360º em que acredito pressupõe sempre uma intervenção médica especializada, técnica e de outras áreas de formação basilares, alicerçados em evidências científicas e conhecimentos fundamentados, para resultados seguros e consistentes.

Protocolos que partem da integração dos conhecimentos e raciocínio de vários profissionais, como médicos, personal trainers, enfermeiros, nutricionistas e terapeutas, e que são altercados com intuito de se chegar ao melhor protocolo para aquela pessoa.

E temos a noção de que nenhum dos protocolos 360º é estático. Pelo contrário, será sempre passível de alteração e, muito provavelmente, isso acontecerá ao longo daquilo que chamamos “processo transformacional” da pessoa, exatamente porque o ser humano é mutável e não conseguimos projetar com exatidão essa mudança. A pessoa que avaliamos hoje não será a mesma daqui a 3 meses, 6 meses ou 1 ano.

Leia o artigo completo na edição de fevereiro 2024 (nº 346)