Sair com os amigos, passear o cão, ir às compras, andar pela cidade… Qualquer desculpa serve, quando o objetivo é andar a pé. Conheça os inúmeros benefícios de um hábito que relaxa, emagrece e gera bem-estar.

Poucas atividades são, ao mesmo tempo, tão estimulantes e benéficas como andar a pé. Deixe-se levar pelas sensações e, caminhe por onde caminhar, o seu corpo sentir-se-á muito mais tonificado e dinâmico do que se ficar sentado no seu confortável sofá.

Infelizmente, na sociedade atual, o hábito de andar a pé ficou relegado – para não dizer marginalizado – para uns escassos momentos de ócio. As obrigações têm, quase sempre, mais peso do que a nossa necessidade vital de exercício.

MEXA-SE!

Quando conhecer todos os benefícios que a arte de colocar um pé em frente do outro, com ritmo e regularidade, pode proporcionar, tanto ao seu corpo como à sua mente, deixará de ceder à preguiça da vida sedentária.

Caminhar exige pouco tempo e o equipamento necessário consiste, simplesmente, num bom calçado. Hoje, existe calçado específico para montanha, para pisos de cimento ou alcatrão ou, simplesmente, para caminhar pela cidade.

Uma vez solucionado o problema do equipamento, veja as virtudes desta saudável atividade. Descobrirá que, se procura melhorar a sua qualidade de vida, em todos os aspetos, as deslocações quotidianas a pé podem transformar-se no seu melhor aliado.

CAMINHAR É BOM PARA O CORAÇÃO

Caminhar, seja a passo ligeiro seja a um ritmo mais relaxado, é a forma mais simples de fortalecer o coração e, além disso, comporta menos riscos de lesão ou esgotamento físico que os exercícios aeróbios mais exigentes.

Quem anda a pé com regularidade conseguirá treinar o coração e os pulmões, para os ajudar a trabalhar a um ritmo mais lento e, ao mesmo tempo, mais enérgico. O sangue receberá mais oxigénio e a pele acusá-lo-á imediatamente, já que adotará uma cor muito mais rosada, saudável e luminosa.

ESTILIZE A SILHUETA

Caminhar também ajuda a libertar o stress: depois de um bom passeio, conseguirá enfrentar os problemas com uma atitude muito mais benéfica para si e para as pessoas que o rodeiam.

Por outro lado, os seus ligamentos ganharão elasticidade e, consequentemente, os seus movimentos tornar-se-ão mais harmoniosos: experimente e constatará como os seus músculos, demasiado habituados a suportar passivamente todas as tensões negativas acumuladas durante o dia, melhoram e despertam durante a caminhada.

Para terminar a lista de qualidades, não podemos esquecer os efeitos que este exercício quotidiano pode produzir na sua silhueta: graças à atividade suave, mantida durante um período de tempo suficientemente prolongado, as reservas de gordura acumuladas pelo organismo transformam-se em energia e desgastam-se ao longo da caminhada.

Leia o artigo completo na edição de junho 2023 (nº 339)