Como evitar os excessos com a alimentação nas férias

Para evitar um regresso de férias com um recorde máximo de peso na balança, a sugestão é mesmo ‘fugir’ às tentações durante o tão merecido tempo de descanso. Aqui ficam algumas sugestões que podem ajudar a controlar o seu peso.

 

Artigo da responsabilidade da Dra. Mariana Sofia Silva. Nutricionista da PronoKal

 

 

Os líquidos

Importa aproveitar o bom tempo é sinal de se hidratar ainda mais. Se conseguir, beba 2 litros de água por dia, que é o recomendável.

Quando for o momento de sair para ‘um copo’, quero que tenha em mente alguns números:

  • Sabia que uma taça de vinho pode conter em média 125 calorias, das quais chamamos calorias vazias por não aportarem nutrientes?
  • E um copo com refrigerante contém em média 21 gramas de açúcar? É quase o total do consumo diário máximo indicado pela OMS.

Antes de pedir o que vai beber, pense nas calorias e no açúcar, se pensar vai conseguir ‘fugir’ à tentação. Neste caso o truque é substituir por outras bebidas mais saudáveis, mas igualmente compensadoras.

As refeições

Importa tomar um pequeno almoço equilibrado com um alimento proteico.  Queijo desnatado, peru ou fiambre com baixo teor de gordura, ovo (escalfado, cozido, mexido) ou nozes são excelentes opções.

Nas refeições principais recomendo que combine vegetais com alimentos proteicos e procure cozeduras que não comprometam uma alimentação saudável. Optar por vapor, forno ou grelha é o ideal.

Outra dica essencial é comer mais fibras, saciam bastante e ajudam a evitar a prisão de ventre.

Agora a maior perdição: as sobremesas! Recomendo substitui-las por uma infusão, experimente adicionar gelo picado, sumo de limão e um pouco de adoçante. É uma opção saudável e saborosa.

Se comer num restaurante, escolha bem o que vai comer. Pode ter um primeiro prato, por exemplo, de vegetais ou salada e, um segundo com proteína animal acompanhado de vegetais. Assim, terá a certeza que o seu organismo está a receber nutrientes e o peso não oscilará.

Os exercícios

Um facto das férias é que não paramos quietos. Por isso, aproveite isso a seu favor…. Ande, ande muito. Importa praticar atividade física e ao ar livre é ainda melhor. Assim, não só melhora o humor devido às endorfinas que são libertadas, mas também recebe vitamina D com a exposição ao sol.

Se tiver estes cuidados: alimentar-se bem e fizer exercício físico o resultado na balança vai ser positivo. O ideal é que consuma sempre menos do que aquilo que gasta, eliminando as suas reservas de gordura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here