Com o bom tempo e os dias a ficarem maiores, é normal ver-se mais pessoas a passear, fazer caminhadas ou treinar ao ar livre. O verão permite sair de casa, desfrutar do ar puro e apanhar sol! Ainda assim, há pessoas que continuam a treinar no ginásio. Qual é a melhor opção?

Artigo da responsabilidade da Profª Ana Ricardo. Mestre em Exercício e Saúde FMH. Personal Trainer e Group Trainer do Holmes Place Tejo

 

Praticar exercício físico, seja no ginásio ou ao ar livre, tem imensos benefícios para a sua saúde. Cada treino tem as suas vantagens e tudo depende daquilo que gosta ou precisa.

Todo o movimento conta e o mais importante é que treine pela sua saúde. Em termos de conforto, apoio e material, o treino no ginásio não tem comparação.

Por outro lado, treinar na rua pode ser uma boa opção, especialmente quando está bom tempo, pois permite uma maior liberdade, contacto com a natureza, versatilidade no tipo de ambiente e baixo custo.

De acordo com aquilo que valoriza, pode escolher o que for da sua preferência, pois o importante é que se sinta satisfeito, motivado e feliz. E nada impede de fazer os dois em simultâneo!

Diversifique as atividades

Experimente vertentes de treino e/ou realize atividades que normalmente não costuma fazer. Seguem-se quatro sugestões para manter a forma, seja no ginásio ou ar livre!

Caminhadas – A caminhada apresenta elevados benefícios, nomeadamente o facto de ser uma atividade de baixo impacto e acessível a qualquer nível de condição física

Corrida – Se deseja aplicar mais intensidade ao seu treino e tem já um nível considerável de condição física, poderá optar pela corrida. Para um nível de iniciante, a corrida deve ser feita a um ritmo lento e constante. Pode e deve, contudo, aumentar gradualmente a intensidade e duração da mesma. Estabeleça pequenas metas, como por exemplo fazer incrementos de tempo ou de distância a cada semana ou a cada mês. Tudo depende do nível a que se encontra.

Pilates – Esta é uma prática que melhora o equilíbrio do corpo e da mente. Trabalha as duas componentes de forma interligada, com exercícios que favorecem a flexibilidade e a mobilidade articular. Além disso, auxilia no controlo do stress e na melhoria do equilíbrio e bem-estar geral.

Treino com o peso corporal – Esta é, provavelmente, umas das vertentes à qual tem sido dado mais ênfase nos últimos meses. Este tipo de treino recorre essencialmente ao peso do próprio corpo e envolve movimentos que são específicos da atividade do dia a dia, como agachamentos e exercícios de equilíbrio).

Leia o artigo completo na edição de junho 2023 (nº 339)