Este mês sugere-nos treinar aos pares! Desafie o seu amor (ou um amigo ou um familiar) a fazer o treino que propomos! Há sempre opções para quem está a começar e desafios para quem gosta de um treino mais vigoroso. Divirta-se, enquanto zela pela sua saúde!

Artigo da responsabilidade da Profª Ana Ricardo. Mestre em Exercício e Saúde FMH. Personal Trainer e Group Trainer do Holmes Place Tejo

 

Com o objetivo de melhorar a sua condição física ou, simplesmente, para fazer um treino diferente e mais estimulante, treinar com um parceiro que o desafie e se comprometa a treinar com regularidade é meio caminho para ter sucesso na prática de exercício.

Por experiência própria, todos os alunos que treinam em dupla têm maior disciplina, compromisso, dedicação, motivação e, por consequência, atingem mais facilmente os seus objetivos de treino. Treinar em dupla reforça também a ligação que tem com o par, não só a nível de confiança, como também pela promoção de hábitos de vida saudável.

ENTÃO, COMO POSSO MOTIVAR O MEU PAR A TREINAR?

Aqui deixo 5 dicas de como motivar e fazer com que o(a) seu(sua) parceiro(a) se torne numa pessoa mais ativa e saudável.

  1. Estabeleçam objetivos juntos.
  2. Encontrem uma modalidade que os dois gostem.
  3. Combinem um horário: treino também é compromisso.
  4. Ajude no começo: encontre uma forma de dar aquele empurrão inicial no seu parceiro, sem o forçar. Um profissional de exercício físico também pode ser interessante no acompanhamento de todo o processo de treino.
  5. Recompensem-se um ao outro pelas pequenas conquistas. O seu parceiro de treino merece uma recompensa quando dá o seu melhor na hora do treino. E você também! Que tal combinarem um jantar (saudável) no final da semana na qual os objetivos foram cumpridos?

O TREINO

Desta forma, sugiro um treino que pode fazer ao seu ritmo, reforçando sempre que a gestão da intensidade do exercício deve ser feita pelo indivíduo, de acordo com a sua tolerância e preferência.

O treino apresentado tem como objetivo melhorar a condição física geral do praticante, com 5 exercícios em dupla.

Para quem está a iniciar na prática, comece devagar, respeitando e ouvindo o seu corpo. Recupere sempre que necessitar e retome apenas quando se sentir confortável.

A sessão de treino deve ser sempre composta por aquecimento, parte principal e alongamentos. As três são de igual importância, por isso, comece sempre com calma no aquecimento, de forma a aumentar a temperatura corporal e a preparar os músculos e as articulações para o treino. Na parte principal, pode realizar os exercícios de forma mais vigorosa. E no retorno à calma deverá abrandar até realizar os alongamentos dos músculos que tiveram a trabalhar.

Em caso de dúvida, peça ajuda ao Personal Trainer que se encontra de apoio à sala de exercício.

Leia o artigo completo na edição de fevereiro 2024 (nº 346)