Com o aumento das temperaturas, pode aumentar também a preguiça ou a exaustão durante a prática desportiva. Mas é possível refrescar, sem descorar a atividade física. Experimente exercitar-se na piscina! Além de ser uma excelente forma de lazer, a piscina é o local perfeito para treinar e manter a boa forma nos dias quentes de verão!

Artigo da responsabilidade da Profª Ana Ricardo. Mestre em Exercício e Saúde FMH. Personal Trainer e Group Trainer do Holmes Place Tejo

 

O meio aquático é um dos melhores ambientes para a prática de exercícios. Isto porque a água possui características muito específicas, as quais, quando bem exploradas, podem oferecer grandes benefícios para os praticantes.

BENEFÍCIOS DO TREINO NA ÁGUA

Devido às propriedades inerentes da água, alguns dos benefícios do treino na piscina são: redução do impacto nas articulações (devido à flutuabilidade); redução do risco de lesões; auxílio na redução de dores musculares; movimentação corporal facilitada pela sustentação; melhoria do sistema cardiorrespiratório; promoção do emagrecimento e diminuição da gordura; aumento da força e resistência muscular; melhoria do equilíbrio, agilidade e coordenação motora.

Além dos benefícios enumerados, a água induz um estado de tranquilidade, acalmando o stress e a ansiedade. A autoconfiança melhora, pois o praticante consegue realizar movimentos dentro de água que seriam impossíveis em terra. Finalmente, a realização de atividades divertidas, diferentes e lúdicas que melhoram o humor, proporciona alegria e promove a socialização.

Em resumo, a atividade física realizada na piscina permite alcançar os mesmos benefícios de outro método de condicionamento físico, sem o desconforto da transpiração e da exaustão, num ambiente descontraído e num meio atrativo.

EXERCÍCIO PARA A PISCINA

Segue-se uma lista com alguns tipos de exercício para fazer na piscina. Tome nota:

  1. Caminhada na água

Caminhar na piscina é um exercício bastante simples e pode ser praticado por todos, pois os impactos são diminuídos pela água, ao contrário do que ocorre quando é feito em terra. Basta realizar os mesmos movimentos que são feitos numa caminhada fora de água. Comece com uma caminhada leve e, com o tempo, aumente o ritmo e a duração.

Atenção: quanto mais submerso o seu corpo estiver, maior será a dificuldade e a energia necessária para vencer a resistência da água. Por isso, respeite os seus limites e aja com cuidado.

  1. Natação

A natação é um dos melhores e mais tradicionais tipos de exercício para fazer na piscina. Além dos benefícios cardiorrespiratórios, a prática ainda ajuda a emagrecer e a definir o corpo. Essa modalidade consome calorias e é possível obter bons resultados praticando algumas vezes por semana.

  1. Hidroginástica

A palavra vem do Grego e significa literalmente “ginástica na água”. Quando é praticada num estilo de aula divertido, com exercícios bem elaborados e músicas animadas, a atividade torna-se ainda mais atrativa e motivadora, proporcionando resultados bastante eficazes.

A aula pode ser realizada com recurso a materiais, por exemplo esparguetes e flutuadores, luvas, etc., com vista a aumentar a resistência e/ou a intensidade.

Dependendo da intensidade dos exercícios, pode queimar até 500 calorias por aula.

Existem variantes da hidroginástica: HidroAeróbica, HidroLocalizada, HidroDance, HidroCombate, Hidro in Deep, HidroStep, HidroBike, HidroPilates, etc.

  1. Relaxamento

Após qualquer exercício na piscina, relaxe. Pode utilizar um espaguete e apoiar a cabeça para descansar a musculatura.

Leia o artigo completo na edição de julhos-agosto 2023 (nº 340)