Índice glicémico: é importante no processo de emagrecimento?

0

O índice glicémico é a capacidade ou a velocidade que o alimento possui de ser absorvido pelo organismo e de elevar a glicemia, ou seja, a taxa de açúcar no sangue. Muito se tem escrito sobre o índice glicémico dos alimentos. Mas será que o consumo de alimentos com baixo índice glicémico contribui para a uma redução do peso?

 

Os hidratos de carbono pertencem ao grupo dos macronutrientes – ou seja, aqueles nutrientes que são necessários em percentagens elevadas – e são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Fornecem-nos energia para a realização das atividades do dia a dia, além de serem indispensáveis para a manutenção do sistema nervoso. Devido à sua importância, é indispensável consumir este nutriente diariamente, devendo compor entre 50 a 60% do valor calórico total da alimentação diária.

Para que os hidratos de carbono forneçam energia, é preciso que eles se transformem em glicose – moléculas de açúcar simples e de fácil absorção. Para isso, o alimento precisa de ser digerido e absorvido pelo organismo. A digestão e a absorção pode acontecer de forma mais rápida ou mais lenta, dependendo do tipo de hidratos de carbono que é consumido.

Leia o artigo completo na edição de março 2018 (nº 281)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA