7 medidas para prevenir a hipertensão

0

O stress, o tabaco, a obesidade ou a idade avançada são alguns dos fatores que provocam hipertensão arterial, uma doença que quase não apresenta sintomas, mas que pode ser extremamente perigosa, se não for tratada. Por isso, oferecemos 7 medidas que, se postas em práticas, darão uma preciosa ajuda na prevenção.

 

A hipertensão arterial talvez seja o problema de saúde pública mais importante da atualidade, nos países desenvolvidos. Cerca de 30% dos portugueses apresentam valores de tensão arterial superiores a 140/90mm Hg. Isto significa que, devido a determinados hábitos de vida pouco saudáveis, à idade ou a fatores genéticos, as artérias contraíram-se e estreitaram-se ou tornaram-se duras e rígidas. Consequentemente, torna-se mais difícil a passagem do sangue através das artérias, o que obriga o coração a um grande esforço para que o sangue chegue a todas as partes do organismo.

Em seguida, explicamos os aspetos-chave desta doença, conhecida como a assassina silenciosa, e explicamos como a prevenir e controlar.

1 Evite o stress

O stress, as pressas, a tensão e as emoções fortes, quer sejam alegrias ou desgostos, são fatores que provocam a libertação de adrenalina no sangue. Esta hormona faz com que aumente o número de batidas cardíacas, que a respiração acelere e que se comprimam os músculos que rodeiam a artérias.

Pode combater-se o stress e melhorar o equilíbrio emocional recorrendo ao ioga e a outras técnicas de relaxamento e respiração.

Também é útil gozar períodos de descanso no trabalho e procurar momentos no dia para desfrutar das atividades que gostamos e que nos fazem sentir bem, como ler um livro, passear ou ouvir música.

 

Leia o artigo completo na edição de março 2018 (nº 281)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA