Dieta para ganhar peso

0

Pois é, se há quem passe a vida numa luta constante contra o peso, existem pessoas que têm dificuldade em ganhá-lo e que ambicionavam ter alguns quilos extra, no sentido não só de terem o corpo pretendido e melhorarem a sua autoestima, mas também para alcançarem uma melhor saúde.

 

0-ana-rita-lopesArtigo da responsabilidade da Dra. Ana Rita Lopes, nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa

 

Encontrar-se abaixo do peso (normalmente, Índice de Massa Corporal abaixo dos 18,5 kg/m2) pode ser sinónimo de problemas de saúde, tais como debilidade do sistema imunológico, massa muscular diminuída, pele, unhas e ossos fragilizados ou, no caso da mulher, incapacidade em menstruar.

A dificuldade em ganhar peso está, muitas vezes, associada a um consumo rápido de calorias, em pessoas com metabolismo acelerado, que podem perder peso até nas atividades simples do dia a dia.

A SOLUÇÃO NÃO É COMER SEM RESTRIÇÕES

Contudo, se pretende ganhar uns quilos extra, não é solução achar que pode comer de tudo sem restrições e enveredar pelo caminho do chamado lixo nutricional, isto é, optar por alimentos com elevado teor de gordura e açúcares simples, como doces, bolos, fast-food ou fritos. Aliás, estes alimentos podem contribuir para aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes ou doenças cardiovasculares.

O objetivo para aumentar de peso não passa por ganhar massa gorda, mas sim massa muscular. Não se esqueça que o princípio é o mesmo para quem pretende perder peso, ou seja, há que fazê-lo de forma saudável e equilibrada!

Deixo-lhe algumas dicas para conseguir um aumento de peso equilibrado. Porém, a regra de ouro é sempre um aconselhamento personalizado.

 

Leia o artigo completo na edição de outubro 2016 (nº 265)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA