Otimize e diversifique o seu treino com o Foam Roller!

0

Cada vez mais praticantes de exercício físico e atletas integram o Foam Roller nos seus programas de fitness! Venha descobrir de que forma esta ferramenta versátil e de fácil utilização pode diversificar e complementar o seu treino.

Pela Profª Rita Franco

Licenciada em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Coimbra e em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Aveiro. Exerce funções no Holmes Place Arrábida como fisioterapeuta, personal trainer, instrutora de Pilates e Body Balance. Trabalha também como formadora na Holmes Place Training Academy, no âmbito do Pilates, Personal Training Foundation Course, Plataformas Vibratórias e Ginástica Abdominal Hipopressiva.

 

 

 

Ao contrário do que se possa pensar, o Foam Roller não é algo novo. Antes de ganhar popularidade no meio do Fitness como técnica de autoterapia, já era utilizado, desde a década de 70, por fisioterapeutas como forma de reabilitação, principalmente para alterações do equilíbrio.

O Foam Roller, como o nome indica, é um rolo de espuma que, de entre várias utilizações, se destacam duas com propósitos e benefícios distintos. São elas:

  • EXERCÍCIOS DE LIBERTAÇÃO MIOFASCIAL

O Foam Roller pode ser utilizado para realizar exercícios de automassagem com o intuito de promover o aumento do fluxo sanguíneo nos tecidos fasciais, para melhorar a sua mobilidade, aliviar tensões e diminuir o tónus muscular que muitas vezes é excessivo. Neste processo, é potenciada a oxigenação e nutrição dos tecidos, em simultâneo com a drenagem dessa região.

Os exercícios de libertação miofascial podem ser realizados no início da sessão de treino, para favorecer a ativação de determinados grupos musculares e para garantir uma boa mobilidade e fluidez de movimentos na parte fundamental do treino. Por outro lado, realizar estes exercícios no final da sessão permite regenerar e recuperar os tecidos mais rapidamente, possibilitando treinar com mais frequência e de forma eficaz. As técnicas apresentam algumas variações em função das necessidades da pessoa, do timing do treino e do respetivo objetivo.

  • EXERCÍCIOS DE CORREÇÃO POSTURAL, EQUILÍBRIO E PROPRIOCETIVIDADE

Tanto em treinos no ginásio como em aulas de grupo, os Foam Rollers podem ser uma boa opção, se o objetivo for melhorar a nossa consciência corporal, ou seja, a noção de como nos orientamos no espaço e a perceção da ativação de músculos muitas vezes desvalorizados através de movimentos específicos e precisos. Um excelente exemplo disto são as aulas de Pilates, em que se utilizam pequenos materiais como este para melhorar a funcionalidade do corpo. Em todo o caso, podem também ser utilizados integrados com rotinas no ginásio, para treinar o equilíbrio, a postura e a estabilização central, desde que sejam realizados com correção técnica.

Resumindo, são muitos os benefícios que poderemos ter ao fazer exercícios com Foam Rollers nas sessões de treino. À semelhança de outros materiais, o mais importante é saber utilizá-los de forma correta e numa lógica integrada com a restante sessão de treino, porque utilizar um rolo nada garante por si só que o treino ou exercícios se traduzam em resultados.

Leia o artigo completo na edição de julho/agosto 2019 (nº 296)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA