Benefícios do vinagre: versátil e saudável

0

O vinagre está na moda e são muitas as pessoas que já não passam sem este produto. Conheça todos os seus benefícios.

 

Artigo da responsabilidade da Dra. Helena Cid, nutricionista

 

O vinagre é um dos produtos mais antigos do mundo. A sua origem é desconhecida, mas tudo indica que terá surgido no Neolítico. A descoberta da agricultura foi um período de grande revolução na alimentação e o vinagre surge através da descoberta ocasional da fermentação de alimentos, como frutas e outros produtos agrícolas. Atualmente, está na moda e são muitas as pessoas que já não sabem viver sem este produto.

PRODUTO 100% DE ORIGEM NATURAL

Atualmente, o vinagre deixou de ser um sub-produto do vinho. Aposta-se na qualidade da matéria-prima para produzir diferentes e variados vinagres. A produção do vinagre obtém-se a partir de alimentos de origem agrícola, bem nossos conhecidos e que fazem parte da alimentação diária, como, por exemplo, frutos, cereais, hortícolas, mel ou diferentes tipologias de vinho. Todos eles têm um ponto em comum: são fontes de hidratos de carbono fermentáveis, ou seja, açúcares que fermentam.

DUPLA FERMENTAÇÃO

O vinagre é um produto natural feito através de um processo biológico de dupla fermentação: alcoólica e acética. Isto é, o açúcar presente num alimento é fermentado e converte-se em álcool, ocorrendo, então, uma fermentação alcoólica. O álcool presente, por ação das bactérias acéticas, sofre outro processo de fermentação e transforma-se em ácido acético.

A qualidade do vinagre depende, sem dúvida, da qualidade dos seus ingredientes de origem. Atualmente, a maioria dos vinagres que existem no mercado são de excelente qualidade, feitos com ingredientes naturais cuidadosamente selecionados.

IMPORTANTES BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS

O vinagre contém um baixíssimo teor de sódio, tornando-se um ótimo substituto do sal. Em Portugal, o número de hipertensos é elevado e uso de vinagre é especialmente indicado para quem necessita de reduzir ou controlar o consumo de sal. Experimente temperar uma carne de aves durante cerca de 20 minutos com vinagre balsâmico Modena. Depois, cozinhe a carne sem adicionar sal.  A carne fica mais macia e muito saborosa!

Por outro lado, o vinagre é isento de gordura, o que o torna um excelente tempero, além de que também é baixo em calorias (Kcal). Por exemplo, 1 colher de sopa de vinagre (15g) fornece apenas 3,2 Kcal.

Leia o artigo completo na edição de setembro 2018 (nº 286)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA