A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), em parceria com a Servier Portugal, acaba de lançar o “Prémio Missão 70/26: 1ª Edição – Adesão na Hipertensão”, uma iniciativa criada para distinguir e reconhecer o mérito de projetos científicos que ajudem a melhorar a adesão à terapêutica na hipertensão arterial (HTA), o principal fator de risco cardiovascular em Portugal.
Este prémio, que surge no âmbito do projeto “Missão 70/26”, pretende estimular o desenvolvimento de iniciativas que visem uma melhor adesão dos doentes à terapêutica da HTA, destinando-se a ir ao encontro das necessidades dos doentes e dos profissionais de saúde.
A “Missão 70/26” é um programa estratégico multifacetado, que está a ser implementado pela SPH com o intuito de controlar 70% dos hipertensos vigiados nos cuidados de saúde primários em Portugal até 2026. Neste âmbito, estão a ser desenvolvidas ações para divulgar e explicar a HTA junto do público em geral e informar, esclarecer e educar o doente sobre a gestão da doença, alertando sempre para a importância de medir a pressão arterial, controlar a HTA e conhecer os riscos associados a valores não controlados.
De recordar que a HTA, segundo o estudo PHYSA1, afeta cerca de 42% da população portuguesa e estima-se que mais de 25% dos doentes desconhece que sofre desta patologia crónica. Não tem sintomas e está ligada a doenças cardiovasculares graves, nomeadamente ao acidente vascular cerebral, com taxas de mortalidade e incapacidade elevadas.
“Um dos nossos pressupostos é envolver outras entidades direta ou indiretamente ligadas ao doente hipertenso, tendo como objetivo comum aumentar o controlo da pressão arterial; e foi neste sentido que criamos este prémio destinado a valorizar projetos de profissionais de saúde considerados relevantes na área da melhoria da adesão à terapêutica e do controlo de HTA”, refere a Dra. Rosa de Pinho, médica de família e presidente da SPH.
As candidaturas decorrem de 28 de agosto a 30 de novembro de 2023. Os vencedores serão conhecidos durante o XVIII Congresso de Hipertensão e Risco Cardiovascular, em 2024.
Veja o regulamento e mais informação aqui https://www.missao7026.pt/premio-70-26/ .
1Polonia J, Martins L, Pinto F, Nazare J. Prevalence, awareness, treatment and control of hypertension and salt intake in Portugal: changes over a decade. The PHYSA study. J Hypertens. 2014 Jun;32(6):1211-21. doi: 10.1097/HJH.0000000000000162. PMID: 24675681.
You must be logged in to post a comment.