Algumas bactérias que habitam o nosso intestino podem ter um papel preponderante no controlo do nosso peso. Mais de metade da população portuguesa sofre de excesso de peso e obesidade1. A obesidade não só nos retira anos de vida saudável, como implica um risco acrescido para o desenvolvimento de diversas doenças como a diabetes, doenças cardiovasculares, musculoesqueléticas, doenças neurodegenerativas e alguns tipos de cancro2.
O intestino é habitado por triliões de microrganismos, entre bactérias, fungos, vírus e protozoários, cuja convivência deve ser o mais harmoniosa possível. A microbiota intestinal é essencial na monitorização e no controlo do equilíbrio metabólico e dos gastos energéticos. Se a nossa microbiota intestinal estiver desequilibrada (disbiose) torna-se incapaz de regular o apetite, a saciedade e o armazenamento de energia3.
As enterobactérias (como por exemplo a estirpe Hafnia alvei HA4597®) produzem uma proteína – a ClpB – que atua no controlo do apetite, suprimindo a fome e, em simultâneo, gerando uma saciedade precoce4.
O cérebro e o intestino comunicam de forma dinâmica e complexa através de diferentes vias – eixo intestino-cérebro –, cujo equilíbrio depende da composição da comunidade microbiana que habita o intestino4. Ou seja, a microbiota intestinal pode influenciar a libertação de transmissores, hormonas que ajudam a modular o apetite e a sensação de saciedade3.
SYMBIOSYS Satylia® é um suplemento alimentar para adultos que combina a estirpe probiótica única Hafnia alvei HA45974 com os minerais essenciais zinco e crómio.
SYMBIOSYS Satylia está disponível em embalagens de 60 cápsulas. É fácil de tomar: duas cápsulas ao dia, uma ao pequeno-almoço e outra ao almoço, com um copo de água. Contém zinco, que contribui para o metabolismo normal dos macronutrientes (incluindo hidratos de carbono e ácidos gordos)6 e crómio, que contribui para a manutenção dos níveis normais de glicose no sangue7. Deve ser complementado com um estilo de vida saudável e uma dieta rica e variada e equilibrada.
* O Zinco contribui para o normal metabolismo dos macronutrientes (incluindo hidratos de carbono e ácidos gordos) e o Crómio contribui para a manutenção dos níveis normais de glicose no sangue.SYMBIOSYS® Satylia é um suplemento alimentar que não deve substituir um estilo de vida saudável e uma dieta variada e equilibrada. Não exceda a dose diária recomendada. Mantenha fora do alcance de crianças. Para mais informações contacte: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-191 Lisboa, NIPC 515036684. Email: info@biocodex.pt. Tel : 211 319 134
ST.0035/2021
Referências Bibiliográficas:
- Prevalência de excesso de peso e de obesidade em Portugal: resultados do primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015). Instituto Ricardo Jorge. 2018.
- Blüher M. Obesity: global epidemiology and pathogenesis. Nat Rev Endocrinol. 2019;15(5):288-298
- Lee Clare J et al. Gut microbiome and its role in obesity and insulin resistance. Ann N Y Acad Sci. 2020;1461(1):37-52.
- Lucas, Nicolas et al. “Hafnia alvei HA4597 Strain Reduces Food Intake and Body Weight Gain and Improves Body Composition, Glucose, and Lipid Metabolism in a Mouse Model of Hyperphagic Obesity.” Microorganisms vol. 8,1 35. 23 Dec. 2019, doi:10.3390/microorganisms8010035
- Torres-Fuentes C et al. The microbiota-gut-brain axis in obesity. Lancet Gastroenterol Hepatol. 2017 Oct;2(10):747-756.
- European Food Safety Authority, 2009. Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to Zinc. EFSA Journal, 7(9), p. 1299.
- European Food Safety Authority, 2010. Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to Chromium and contribution to maintenance of normal blood glucose concentrations. EFSA Journal, 8(10), p. 1732