BIAL reforça plataforma digital de apoio para doentes de Parkinson

0

A BIAL desenvolveu uma nova área no seu site Keep it ON, dedicado à doença de Parkinson. Esta nova área é lançada simbolicamente no âmbito do Dia Mundial da Doença de Parkinson 2021, que se assinala domingo, 11 de abril, e tem como objetivo apoiar as pessoas que vivem com a doença de Parkinson a manterem-se ativas e saudáveis e ajudar na gestão da sua condição.

Em colaboração com a Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA), e com especialistas em nutrição, voz e cognição, a nova área da plataforma BIAL vai abranger quatro vertentes fundamentais para o bem estar das pessoas que vivem com a doença:

  1. Nutrição: a nutricionista Diana Miranda explica nos seus vídeos a importância da hidratação e fornece dicas na gestão de sintomas comuns na doença de Parkinson, como por exemplo a obstipação. A página também apresenta vídeos do chef Fábio Bernardino com receitas recomendadas para pessoas que vivem com esta condição.
  2. Exercício: vídeos com a fisioterapeuta Josefa Domingos, da EPDA, com exercícios desafiantes e envolventes para as pessoas com doença de Parkinson fazerem em casa.
  3. Voz: exercícios de voz com a terapeuta da fala Rita Cardoso, para melhorar as capacidades de comunicação, visto ser importante que as pessoas com esta condição continuem a manter a sua vida social e estarem integradas na sociedade.
  4. Cognição: as pessoas com doença de Parkinson devem fortalecer as suas competências cognitivas e manterem a sua mente ativa com exercícios e jogos mentais desenvolvidos, por Isabel Araújo.

Apesar de existir muita informação disponível em torno de temas como a alimentação ou atividade física, as pessoas com doença de Parkinson têm necessidades específicas no que concerne à nutrição e exercícios, e todos os conteúdos desta plataforma foram desenhados para dar resposta a estas necessidades.

De acordo com Josefa Domingos e John Dean, membros da Direcção da EPDA e fisioterapeutas: “Acreditamos em exercitar de forma diferente. Ao combinar o movimento, a voz e a cognição, pode-se replicar melhor e consequentemente melhorar as atividades diárias na doença de Parkinson”. 

Para Rui Sobral, diretor do Departamento Global da Doença de Parkinson da BIAL: “A criação de uma nova área de treino apoia o nosso compromisso de melhorar a vida das pessoas com doença de Parkinson em todo o mundo. Trabalhar com parceiros especialistas é crítico para assegurar que os recursos que criamos fazem realmente a diferença para as pessoas com doença de Parkinson, ajudando-as a seguir uma dieta saudável, e a manterem-se em movimento e ativas todos os dias.”

Mais informação sobre a nova área de treino com tutoriais, vídeos, dicas, receitas e jogos está disponível em https://www.bial-keepiton.pt/area-de-treino/. Esta área vai continuar a ser atualizada, depois do Dia Mundial da Doença de Parkinson, com novos conteúdos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here