Mergulho: viagem a uma outra dimensão

0

O mergulho é uma atividade de lazer que permite descer a paraísos exclusivos, capazes de proporcionar numerosos benefícios, tanto físicos como psíquicos.

 

Principalmente durante as férias, são cada vez mais os portugueses que fazem a sua primeira aproximação ao mundo submarino, quer através do mergulho em apneia – com óculos, barbatanas e tubo – quer fazendo uso de garrafa de oxigénio. Para quase todos é a descoberta de um paraíso oculto, como que pertencente a uma outra dimensão.

Porém, é preciso saber que, sobretudo para os principiantes, este desporto não é isento de riscos. Embora não costumem produzir-se muitos acidentes, quando estes ocorrem são, quase sempre, por inexperiência do mergulhador. Isto pode evitar-se, em parte, levando a cabo um curso de mergulho, numa escola homologada, que dará acesso à certificação de mergulhador amador, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas.

O curso inclui uma componente teórica, com o auxílio de um manual, e uma prática, em que se ensaiam técnicas de mergulho em águas confinadas (piscinas ou zonas de praia estabelecidas). No final, há que efetuar um exame teórico e outro prático em alto mar.

Com este certificado, será possível alugar equipamento e mergulhar em qualquer parte do mundo. Mas, sobretudo, proporcionar-nos-á a capacidade de evoluirmos na água com total naturalidade, cuidando do nosso corpo e do nosso companheiro, pois uma condição indispensável é mergulhar sempre com outra pessoa.

Leia o artigo completo na edição de julho/agosto 2016 (nº 263)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA