Dicas caseiras para cuidar do corpo

0

Continue a cuidar do seu corpo, mesmo em tempos onde ficar em casa é o mais recomendado. Estas dicas caseiras ajudam a manter a pele sempre bonita, hidratada e macia, em qualquer época do ano.

 

Artigo da responsabilidade de Laura Costa, SPA Coordinator, Quinta da Beloura Holmes Place Health Club

 

Banho hidratante com camomila

Feito com leite, aveia e camomila, este banho hidratante é uma excelente alternativa para quem tem a pele seca. A camomila tem propriedades que ajudam a hidratar a sua pele.

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de camomila seca
  • 500ml de leite integral
  • 120g de flocos de aveia moídos

Preparação

A camomila e o leite devem ser misturados num frasco e guardado no frigorífico durante uma noite. Pela manhã, filtre e adicione o conteúdo do frasco na banheira, em água morna. Os flocos de aveia devem ser moídos e então adicionados ao banho. Aproveite este banho para relaxar durante, aproximadamente, 15 minutos. O próximo passo é secar a pele, sem esfregar, e aplicar uma loção corporal para manter a humidade da cútis.

Resultado

Estes ingredientes naturais têm propriedades que ajudam a hidratar a pele seca e a diminuir a comichão que costuma acompanhar a secura da pele.

 

Esfoliação corporal

A esfoliação é uma técnica que vai retirar as células mortas e o excesso de queratina da superfície da pele, proporcionando a sua renovação, bem com a suavização de marcas, deixando a pele suave e lisa. Também estimula a circulação sanguínea e facilita a penetração de substâncias hidratantes. É aconselhável fazer duas vezes por semana, esfregando sobre a pele sem muita força.

Como podemos fazer?

Açúcar e óleo de amêndoas – Um esfoliante à base de açúcar e óleo de amêndoas tem vitaminas capazes de promover a remoção de células mortas e, assim, melhorar o aspeto da pele.

Para preparar este esfoliante basta misturar os ingredientes num recipiente, em igual proporção. Vai depender da quantidade que pretende fazer. Por exemplo, uma chávena pequena de açúcar e uma chávena pequena de óleo de amêndoas. Aplique na pele com movimentos circulares, evitando apenas as áreas mais sensíveis do corpo.

Fubá – A esfoliação com fubá é uma boa opção para peles oleosas, sendo mais utilizado nos cotovelos, joelhos e calcanhares.

Para fazer a esfoliação com este alimento, basta colocar uma colher de fubá num recipiente com um pouco de óleo ou creme hidratante e aplicar na região com movimentos circulares. Deve-se, depois, remover o esfoliante com água fria e secar a pele com uma toalha macia.

Mel e açúcar – Excelente para o corpo e rosto, além de limpar a pele, promove a sua hidratação.

Para fazer este esfoliante, basta misturar uma colher de sopa de mel com uma colher de açúcar num recipiente e depois aplicar no corpo ou rosto com movimentos circulares. Deixe atuar 10 minutos e remova com água morna.

Conselho

Não deve fazer a esfoliação após a depilação, já que a pele fica mais sensível, o que pode levar a pequenas lesões ou irritação da pele.

 

Hidratante caseiro

Esta dica caseira para hidratar a pele seca do corpo tem ótimos resultados porque contem ingredientes que protegem a pele contra a perda de humidade.

Ingredientes

  • 50ml de creme hidratante (da sua preferência)
  • 25ml de óleo de prímula (é uma planta medicinal; pode ser adquirido em lojas de produtos naturais)
  • 20 gotas de óleo essencial de gerânio (é uma planta medicinal; pode ser comprado em lojas de produtos naturais)

Preparação

Coloque todos os ingredientes num recipiente e misture bem. Aplique este hidratante natural sobre o corpo inteiro com movimentos circulares e suaves, de preferência após o banho.

 

Óleo de damasco

É ótimo para a hidratação das peles secas, mesmo para peles sensíveis.

Ingredientes

  • 250g de sementes de damasco
  • 500ml de óleo de amêndoas doces

Preparação

Esmague as sementes, coloque num recipiente de vidro e adicione o óleo de amêndoas doces. Mantenha num local ensolarado durante alguns dias e aplique, diariamente, na pele depois do banho ou use a seguir à esfoliação da pele.

Conselho

É importante consumir alimentos ricos em vitamina E e vitamina C, bem como beber bastantes líquidos, para ajudar a eliminar gordura e celulite. Para a retenção de líquidos (pernas pesadas), pode beber água morna com limão, água com limão e frutos vermelhos (colocar no frigorifico e beber no dia seguinte), chá de alecrim ou chá de cavalinha. Beba especialmente água, que além de promover a hidratação de dentro para fora, também limpa o organismo.

Artigo publicado na edição de maio 2020 (nº 305)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here