Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança desafio em “respirarpeladpoc.pt”

0

“Respirar pela DPOC” é o mote da campanha que, no âmbito do Dia Mundial da DPOC, leva a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, através da sua Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória e DPOC a associar-se à Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) para dar a conhecer uma doença que afeta cerca de 800 mil portugueses. A campanha arranca hoje em respirarpeladpoc.pt

Ainda que se trate de uma doença altamente subdiagnosticada, estudos indicam que a DPOC afeta cerca de 14% na população portuguesa com mais de 40 anos, razão pela qual a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, através da sua Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória e DPOC, lança um desafio que visa sensibilizar as pessoas para esta doença. A ideia é conduzi-las a um exercício de simulação que seja revelador das dificuldades sentidas por quem vive diariamente com esta doença que afeta cerca de 800 mil portugueses.

«A DPOC é uma doença altamente incapacitante. Debilita quem a tem, ao ponto de impedir de trabalhar, sair de casa porque causa uma constante sensação de falta de ar. Simples gestos do dia-a-dia, andar, subir umas escadas ou até ler em voz alta é algo que requer um esforço acrescido para quem sofre de DPOC. Neste sentido, a melhor forma que encontrámos para passar esta mensagem foi desafiar todas as pessoas a efetuar a leitura de um simples texto, com um só fôlego de ar. Trata-se de um texto que alerta para a importância do diagnóstico da DPOC, ao mesmo tempo que, após a leitura das primeiras linhas, coloca dificuldades acrescidas aos doentes respiratórios», explica Inês Gonçalves, Coordenadora da Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória e DPOC.

A Comissão de Trabalho da Comissão de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória e DPOC da Sociedade Portuguesa deixa o desafio: Respire pela DPOC e ponha-se à prova em respirarpeladpoc.pt!

 

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA