O mês de setembro está associado a inícios e recomeços. O regresso ao trabalho, o início de um novo ano letivo, a abertura de uma nova época desportiva… mas é também em setembro que se comemora o Dia Internacional da Grávida.

Artigo da responsabilidade da Profª Ana Ricardo. Mestre em Exercício e Saúde FMH. Personal Trainer e Group Trainer do Holmes Place Tejo

 

 

A gravidez é uma fase única e especial na vida da mulher, no entanto, bastante complexa ao nível das alterações físicas e hormonais. São muitas as transformações no corpo da mulher, mas a maioria delas desaparece após o parto. Essas transformações causam alguns sintomas, que são normais. Contudo, é preciso estar alerta para o risco de determinadas doenças ou complicações.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO

A manutenção de exercícios de intensidade moderada durante uma gravidez saudável proporciona inúmeros benefícios para a saúde da mulher e do feto. Alguns dos benefícios são: preservação da capacidade aeróbia e da massa muscular; maior facilidade na recuperação depois do parto; melhoria do bem-estar físico; redução das dores nas costas e pélvicas; melhor controlo do peso; melhoria da digestão e redução da obstipação; melhorias a nível psicológico, reduzindo os níveis de stress, ansiedade e depressão.

Adicionalmente, o exercício físico está associado à diminuição do risco de complicações relacionadas com a gravidez, nomeadamente hipertensão arterial gestacional, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

RECOMENDAÇÕES PARA GRÁVIDAS

Está grávida e quer fazer exercício físico? É importante responder à seguinte questão: já treinava antes da gravidez?

Se sim, não existem contraindicações para a prática de exercício físico (desde que autorizado pelo médico). Todas as mulheres que não apresentam contraindicações devem ser incentivadas a realizar atividades aeróbias, de resistência muscular e alongamento. Deve-se optar por atividades que apresentem pouco risco de perda de equilíbrio e de traumas.

Se não praticava exercício físico, só deve começar a fazer exercício no segundo trimestre (com autorização médica). Até essa altura, apenas caminhadas de 10 a 20 minutos, para promover alguma atividade física.

As recomendações gerais para a prática de exercício durante a gestação são de, pelo menos, 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.

O exercício pode ser realizado até ao último dia de gravidez, desde que adaptado e com intensidade reduzida.

Leia o artigo completo na edição de setembro 2023 (nº 341)