Como apurar a audição com os alimentos certos

0

Nunca é demais alertar a população para a importância de manter hábitos saudáveis à mesa. Com efeito, uma alimentação correta tem impactos inimagináveis no organismo, incluindo nos ouvidos. Descubra os alimentos “secretos” para uma boa audição.

 

Artigo da responsabilidade da Dra. Alexandra Marinho, Audiologista da GAES – Centros Auditivos de Portugal

 

Todos os nutrientes que ingerimos diariamente têm impacto no nosso organismo e os ouvidos não são exceção. Na verdade, certas vitaminas ajudam a aliviar a perda auditiva, possibilitam a correção de deficiências nutricionais, aumentam a circulação sanguínea, melhoram o sistema imunológico e trabalham no combate às infeções. Posto isto, estão apresentadas as mais variadas razões pelas quais é importante olhar para o menu diário.

NUTRIENTES PARA A SAÚDE AUDITIVA

É indiscutível que um dos mais importantes nutrientes para a saúde auditiva é o POTÁSSIO, uma vez que este é o responsável por suportar a transmissão de impulsos nervosos. Se consumido em baixas quantidades, pode influenciar na perda auditiva, portanto, é importante privilegiar a ingestão de frutas ricas em potássio, como damasco, banana, melão e laranja, além de batata, espinafre, feijão e leite.

De igual forma, baixos níveis de MAGNÉSIO podem influenciar negativamente a audição; portanto, aposte em alimentos como abacate, espinafres, aveia e sementes…

Por outro lado, o ácido fólico é vital para a produção de DNA e novas células do corpo e, por isso, a toma de alimentos ricos em FOLATO previne a perda auditiva causada pelo envelhecimento. Assim, cereais, fígado, espinafres, espargos e brócolos são poderosos alimentos para garantir uma saúde auditiva.

Já a VITAMINA C tem um impacto positivo em todo o organismo e os ouvidos não são exceção, podendo ser encontrada em cítricos, como limão, laranja e tangerina.

Leia o artigo completo na edição de dezembro 2016 (nº 267)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA