A incontinência urinária é uma doença comum que afeta diariamente milhões de adultos em tudo o mundo. É geralmente definida como a perda involuntária de urina e pode aparecer sob diversas formas. A perda de urina pode ser pequena, como algumas gotas ou, em alguns casos, pode ser abundante.
As mulheres e a incontinência
O número de mulheres afetadas com incontinência é praticamente o dobro do número de homens afetados. A gravidez, o parto, a menopausa e a anatomia do trato urinário das mulheres são fatores que aumentam a probabilidade da incidência de incontinência.
Sabia que?
- 1 em cada 4 mulheres com mais de 35 anos sofrem de incontinência;
- Nas mulheres com mais de 60 anos, cerca de 23% sofrem de incontinência;
- Este problema é mais comum nas mulheres do que nos homens.
Os homens e a incontinência
A gravidade da incontinência urinária masculina varia de entre incontinência ligeira, praticamente despercebida, e incontinência grave, que afeta todos os aspetos da sua vida. Poderá ter diferentes níveis de perda de urina e a síndrome poderá mudar ao longo do tempo.
Muitos homens entendem a incontinência como embaraçosa. No entanto, não têm de ter vergonha nem esta situação implica a diminuição da sua masculinidade.
Causas da incontinência
- Infeção dos rins
- Prolapso vaginal
- Síndrome do intestino irritável
- Bexiga pequena
- Retenção urinária
- Infeção do trato
- Cancro da bexiga
- Infeção da bexiga
- Dor na bexiga
A Depend® existe para ajudá-lo a viver de forma confiante, através da sua gama diversificada de produtos que oferecem uma proteção discreta e fiável, permitindo assim que tanto os homens, como as mulheres controlem a sua incontinência.
Artigo publicado na edição de setembro 2016 (nº 264)