Chuva, vento, alterações bruscas de temperatura, tempestades. Este inverno já tivemos de tudo. E, se a um clima cada vez mais imprevisível e com alterações bruscas, juntarmos um ritmo diário frenético e que muitas vezes nos deixa K.O. e com as defesas em baixo, talvez seja a hora de equacionar o reforço do sistema imunitário de toda a família.

De facto, é no período de outono-inverno, com condições meteorológicas mais adversas e com propensão para permanecer em espaços fechados com aglomerados de pessoas, que a incidência das infeções respiratórias agudas aumenta.

A importância do intestino e o papel dos probióticos

O intestino é fundamental para o nosso sistema imunitário. É o lar de uma enorme comunidade de microrganismos que ajudam a proteger-nos e a combater muitas doenças. Estes microrganismos, a chamada microbiota intestinal, é essencial no amadurecimento e manutenção das nossas defesas, uma vez que 80% do sistema imunitário se encontra no intestino1. Por isso, a ciência defende que um intestino saudável permite um sistema imunitário saudável, ideal para combater as infeções respiratórias que se avizinham.

De facto, já alguma vez pensou que o seu intestino pode funcionar como um escudo,  ajudando o corpo a proteger-se contra toxinas e agentes agressores? Por este motivo, os probióticos – microrganismos vivos que se encontram em alguns alimentos e suplementos alimentares -, ao contribuírem para o equilíbrio da microbiota intestinal, conseguem modular a resposta do nosso sistema imunitário.

Estudos recentes indicam que a microbiota intestinal pode ter um papel a desempenhar muito para além do trato gastrointestinal1. Exemplo disso são as gripes e constipações.

Estas infeções respiratórias interrompem o equilíbrio da microbiota intestinal, enfraquecendo as defesas imunológicas pulmonares e aumentando a probabilidade de exacerbação dos sintomas e complicações. Isto porque existe comunicação bidirecional entre o intestino e o pulmão, o chamado “eixo intestino-pulmão”, e a microbiota intestinal poderá influenciar estas interações.

O intestino e o pulmão comunicam entre si, usando moléculas e proteínas que são mensageiros, como se fossem mensagens de WhatsApp. Assim, as substâncias do sistema imunitário produzidas no intestino conseguem viajar até ao pulmão e aí exercer o seu papel de defesa quando existe a invasão de vírus ou bactérias!

Este mecanismo é especialmente importante na época de outono/inverno em que a invasão por vírus das gripes e constipações é mais comum. Deste modo, a toma de probióticos pode ajudar a otimizar as defesas imunitárias e a prevenir estas infeções respiratórias.

Mas atenção, nem todos os probióticos são iguais. Symbiosys Defencia®, suplemento alimentar com probióticos e vitaminas, cientificamente testado para otimizar as defesas imunitárias.

Para os adultos, existe o Symbiosys Defencia Adults®, com nova fórmula que contém as estirpes bacterianas Bifidobacterium lactis BS01, Lactobacillus rhamnosus LR04 e Lactobacillus plantarum LP02, assim como Vitamina C e D3. Esta nova fórmula foi desenvolvida para que esteja preparado para enfrentar os agentes patogénicos.

Para os mais pequenos lá de casa, a partir dos 3 anos, a opção será Symbiosys Defencia Kids®, com Bifidobacterium lactis BS01, Lactobacillus Rhamnosus GG e vitamina D, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário das crianças.

Estes suplementos alimentares devem ser tomados diariamente, ao pequeno-almoço, pelo menos durante 4 semanas, especialmente durante os meses mais frios, altura em que o organismo se encontra mais exposto a agressões.

O que espera? Este ano, antes da chegada do inverno, ative as defesas de toda a família e reforce o seu sistema imunitário. Se puder prevenir, porquê deixar andar e depois ter de remediar? A escolha é sua!

 

Referência bibliográfica:

1.Brandtzaeg P. Chapt 2 Role of the Intestinal Immune System in Health. D.C. Baumgart (ed.), Crohn’s Disease and Ulcerative Colitis, 2017. DOI 10.1007/978-3-319-33703-6_2

 

SYMBIOSYS® Defencia Adults® e Defencia Kids® são suplementos alimentares. A toma diária recomendada é de uma saqueta/cápsula. Os suplementos alimentares não substituem uma dieta variada nem um estilo de vida saudável. Não exceda a dose diária recomendada. Mantenha fora do alcance de crianças. Para mais informações consultar a rotulagem. Contacto: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-191 Lisboa, NIPC 515036684. Email: info@biocodex.pt. Tel:211319134

D.0009/2023