Um rastreio cardiovascular realizado na Bial, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), identificou em 88 colaboradores avaliados (43,8%), pelo menos um fator de risco até então desconhecido. Entre os fatores de risco detetados incluem-se níveis de colesterol LDL (colesterol “mau”) acima do limiar adequado ao seu risco cardiovascular global, em pessoas sem dislipidemia conhecida; valores elevados de HbA1c (hemoglobina glicada), em pessoas sem diabetes conhecida; e obesidade aferida através do índice de massa corporal, em participantes que não a tinham identificado. Os resultados integram a iniciativa “Beat the Risk”, promovida no âmbito do Dia Mundial do Coração, que se assinala hoje, 29 de setembro.
A iniciativa incluiu um questionário dirigido aos colaboradores da empresa, com o objetivo de avaliar os seus níveis de literacia, a perceção do risco cardiovascular e as respetivas necessidades de informação. Em paralelo, foi realizado um rastreio na sede da Bial, na Trofa, e na delegação de Lisboa, que contou com a adesão de mais de 200 colaboradores, com idade média de 43 anos, sendo que 64,6% eram mulheres. A avaliação incidiu sobre alguns dos principais fatores de risco cardiovascular, incluindo colesterol, glicemia, perímetro abdominal, tensão arterial e hemoglobina glicada (HbA1c), medida por método capilar.
A iniciativa assinala o Dia Mundial do Coração, tendo encerrado com uma sessão de esclarecimento conduzida por Rui Baptista, Secretário-Geral da SPC, dedicada aos fatores de risco cardiovascular, à importância da prevenção e da deteção precoce e ao impacto dos hábitos e estilos de vida na saúde do coração.

“Num mês em que se assinala o Dia Mundial do Coração, e quando os números indicam que cerca de uma em cada três mortes no mundo tem uma causa cardiovascular, este tipo de iniciativa é fundamental. Além de dar visibilidade a esta realidade, reforça a importância da prevenção e da adoção de estilos de vida saudáveis. Queremos cuidar das pessoas, dentro e fora da Bial”, afirma Miguel Portela, Chief Corporate Officer da Bial.
A Bial tem vindo a promover a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores através de várias iniciativas. Entre as mais recentes encontra-se a inauguração de um parque desportivo, com um ginásio e dois campos de padel. A infraestrutura, que representou um investimento de cerca de 750 mil euros, assinala mais uma etapa na evolução do Campus Bial e cria condições para a prática de atividade física, promovendo simultaneamente o bem-estar, o convívio, a interação e o espírito de equipa entre as diferentes áreas da empresa.
Em Portugal, 25,4% das mortes registadas em 2024 deveram-se a doenças do aparelho circulatório, segundo o Instituto Nacional de Estatística.














You must be logged in to post a comment.