Como contornar a velhice… com a ajuda do método Pilates

0

Pelo Prof. António Craveiro

Especialista em Pilates

 

Todos nós nos deslocamos nessa direção… A velhice!

Não há volta a dar. É a lei da vida. Tudo nasce, tudo morre.

Agora, a diferença está na forma como vamos abraçar essa “reta final” da nossa vida.

Uma vez mais, Pilates aparece aqui como um excelente antídoto para a nossa condição futura de “velhinhos”.

É sabido (dados estatísticos 10/7/2015) que Portugal apresenta, no conjunto dos 28 estados membros, o 5.º valor mais elevado do índice de envelhecimento; o 3.º valor mais baixo do índice de renovação da populaça em idade ativa; o 3.º maior aumento da idade mediana entre 2003 e 2013. E este cenário tenderá a agravar-se nos próximos anos.

Independentemente dos dados estatísticos e da inevitabilidade da nossa vida, estes são os problemas mais comuns que surgem na 3.ª idade e que se intensificam com o desenrolar dos anos:

*Perda da densidade óssea (osteoporose)

*Perda da massa muscular (sarcopenia)

*Diminuição da flexibilidade

*Perda da consciência/perceção corporal

*Diminuição da coordenação

*Diminuição na amplitude dos movimentos

*Diminuição das relações espaço/temporais

*Maior lentidão nas tarefas do quotidiano

*Entre outras patologias e sintomas.

Será através do método pilates que trabalharemos as várias capacidades dos alunos, perspetivando a melhoria da postura, da coordenação, do equilíbrio, da coordenação, da força, com o intuito de possibilitar a realização das suas atividades do quotidiano, tais como: andar, sentar, levantar, conduzir, pegar em objetos, realizar caminhadas, enfim, a possibilidade de usufruir de uma melhor qualidade de vida, sem estar dependentes de terceiros.

Será com esta autonomia funcional que o “idoso” se alavanca a ele próprio com uma autoestima elevada e com um certo distanciamento das depressões, doença característica desta faixa etária.

O método pilates tornou-se cada vez mais popular nesta faixa etária, precisamente pelo seu potencial em beneficiar uma melhor qualidade de vida, proporcionando o restabelecimento de uma melhor vitalidade física, revigorando a mente e elevando o espírito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here