5 curiosidades divertidas sobre dentes

0

Mais importante que preservar a saúde oral é educar para uma melhoria constante do cuidado da mesma. Nesse sentido, a Impress, cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível, dá a conhecer cinco factos curiosos sobre os nossos dentes e boca e alguns são, no mínimo, divertidos.

1 – O esmalte da superfície superior do dente é a parte mais dura de todo o corpo!
Esta camada externa dos dentes funciona como uma casca dura e tem como principal objetivo proteger o resto do dente. À semelhança dos ossos, é composto por cálcio e fosfato, mas são as proteínas que o formam que o tornam na parte mais dura do corpo.

2- Produzimos saliva suficiente para encher duas piscinas olímpicas!
A saliva tem um papel fundamental na preservação da saúde oral ao facilitar a digestão e ainda proteger os dentes de bactérias. Todos os dias, o corpo humano é capaz de produzir cerca de 1l de saliva, o que significa que ao longo da vida conseguimos acumular saliva suficiente para encher duas piscinas.

3 – Apenas 2/3 dos dentes são visíveis!
Os dentes não estão expostos na sua totalidade, sendo que uma parte está escondida nas gengivas. Além disso, os dentes formam-se ainda antes do nascimento, sendo que apenas se tornam visíveis a partir dos 6 meses de idade.

4 – Em média, passamos 39 dias da vida a lavar os dentes!

O recomendável é que os dentes sejam escovados no mínimo duas vezes ao dia, durante, pelo menos, dois minutos, todos os dias. Ora, tudo somado, passamos cerca de 39 dias da nossa vida (que dura, em média, 80 anos) a lavar os dentes.

5 – Os dentes estão em constante movimento!
O nosso corpo é um sistema dinâmico e em constante remodelação pelo que os dentes estão em movimento durante toda a vida. Esta mobilidade ocorre de forma discreta, diariamente, em todos os dentes durante a mastigação, por exemplo, mas é possível contê-la ou até mesmo solucioná-la através do tratamento ortodôntico invisível. É por isso que, mesmo após um tratamento destes, é fundamental usar o aparelho de contenção para evitar que os dentes se voltem a desalinhar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here