Como em tantos outros países do mundo, Portugal enfrenta fortes desafios com impacto no setor da saúde e no seu sistema nacional, nomeadamente, o envelhecimento da população ou o aumento de doenças crónicas, como diabetes e patologias cardíacas. Também a pandemia da COVID-19 veio afetar esta área, ao promover uma situação de escassez de talento sem precedentes. Perante este contexto, no Alerta Emprego, plataforma nacional que liga milhares de empresas e candidatos, estão disponíveis dezenas de vagas para este setor, pensadas para diferentes perfis e em diversas de organizações nacionais e internacionais na área da saúde.
No leque de empresas recrutadoras no portal de emprego português, é possível encontrar nomes como a Acusis, Grupo Holon e Vertente Humana, para além de diversas farmácias. Entre as oportunidades em aberto, estão vagas para farmacêuticos, técnicos de Farmácia, gestores, promotores, entre outros. Os cargos distribuem-se de norte a sul do país, com maior expressão entre o Algarve e Lisboa.
“A Saúde tem sido dos setores a enfrentar alguns dos desafios mais expressivos em Portugal nos últimos anos, a vários níveis: económicos e humanos. No que respeita à atração e retenção de talento não tem sido diferente, ao existir grande dificuldade em captar profissionais para este setor, nomeadamente fora das grandes áreas urbanas. Para ajudar a combater esta tendência, vemos neste levantamento de vagas uma oportunidade para muitos dos que estudaram fora da sua cidade natal regressarem para trabalhar na sua área, em desafios únicos, ou, por outro lado, para os que pretendem encontrar emprego numa cidade a explorar”, explica Joana Piteira, General Manager do Alerta Emprego.
As vagas em aberto estão disponíveis no site do Alerta Emprego, onde os candidatos podem encontrar todas as informações acerca das oportunidades profissionais, apresentarem a sua candidatura e ainda prepararem o seu currículo, de acordo com as necessidades das empresas que considerarem atrativas.