Complicações de saúde que podem começar na boca

No Dia Mundial da Saúde Oral, 20 de março, a Dra. Ana Santos Ferro explica a importância que a saúde oral tem para a saúde em geral.

 

É importante compreender que a saúde oral tem um grande impacto na saúde em geral. Para além de serem essenciais para a correta mastigação e fala, uma boca e dentes saudáveis são também fundamentais para um corpo saudável: a boca é muitas vezes uma porta de entrada para problemas que acabam por se alastrar e afetar o resto do organismo.

Ana Santos Ferro, diretora do Departamento de Periodontologia da MALO CLINIC Lisboa, alerta: “a boca tem bactérias naturalmente presentes que, quando existe uma correta higiene oral, são inofensivas para o corpo humano. Contudo, quando a higiene não é suficiente, as bactérias acabam por se acumular e desenvolver dando origem a cáries e infeções nas gengivas. Estas complicações ao nível da boca podem rapidamente evoluir, tornar-se mais severas e espalhar-se para outras partes do corpo. O impacto de uma boa higiene oral e das visitas regulares ao médico dentista vai além da saúde oral, é um impacto que se estende a toda a saúde”.

Neste sentido, a Dra. Ana Santos Ferro explica três complicações que podem ter origem em bactérias que se desenvolvem na boca:

1. Complicações durante a gravidez e no parto – A periodontite é uma infeção bacteriana que afeta os tecidos que suportam e fixam os dentes. Esta doença tem sido associada a risco de parto prematuro e baixo peso à nascença.

2. Doenças Cardiovasculares – Estudos têm demonstrado que as infeções orais podem estar na origem de doenças cardiovasculares, uma vez que as bactérias provenientes da boca entram na corrente sanguínea e se alastram pelo resto do corpo. Exemplo disso é a endocardite, uma infeção que afeta a camada interior do coração. Esta é mais propensa de acontecer em corações com válvulas transplantadas ou danificadas e, geralmente, ocorre quando uma bactéria proveniente de outra parte do organismo se aloja nessa camada interior (endocárdio).

3. Doenças respiratórias – O mesmo acontece ao nível dos pulmões, através do trato respiratório ou corrente sanguínea, as bactérias podem alojar-se nos pulmões e dar origem a doenças respiratórias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here