Tudo o que deve saber sobre implantes

Lindo. Cativante. Perfeitamente alinhado. Tão branco! São estes alguns dos adjetivos que um sorriso perfeito desperta. Não há dúvidas de que um sorriso saudável, bem tratado e bonito eleva a autoestima e melhora a qualidade de vida! E todos merecem sorrir ao máximo, sem vergonha de falhas e imperfeições!

1marta2Artigo da responsabilidade da Dra. Marta Ascenso, Diretora Clínica da Rident

 

Hoje em dia, os implantes são uma das chaves para uma dentição perfeita e saudável. E a Medicina Dentária evoluiu de tal forma nos últimos anos que o implante dentário deixou de ser um luxo disponível para uma minoria, passando a ser não só uma necessidade para uma boca saudável, como algo acessível ao comum dos mortais.

IMPLANTES: O QUE SÃO?

A Implantologia consiste na substituição de dentes perdidos, ou na reabilitação de espaços desdentados, através da colocação de implantes.

Os implantes assemelham-se a raízes de dentes e são constituídos por um material biocompatível, que é o titânio, e são colocados estrategicamente no osso com a finalidade de suportar próteses unitárias (coroas), múltiplas ou totais.

A maior vantagem dos implantes é constituírem uma forma de reabilitação fixa, que restitui toda a função estética, fonética e mastigatória, de forma muito natural e de fácil adaptação. Desta forma, a boca não só fica bonita como funcional: é reduzida a reabsorção óssea e, consequentemente, a perda de volume facial na zona, o que reduz o aspeto envelhecido do rosto; é readquirida a capacidade mastigatória, o que favorece a absorção de nutrientes e permite que alguns alimentos (como as maçãs) voltem a fazer parte da nossa alimentação! E a recuperação é rápida!

COM OU SEM DOR, EIS A QUESTÃO!

A colocação do implante é um tratamento que não implica dor e é realizado, na maior parte dos casos, com anestesia local. Antes e após a intervenção cirúrgica, o paciente é devidamente medicado, de modo a melhorar o pós-operatório, reduzindo o edema e alguma sensação dolorosa que possa existir.

E é importante sublinhar que a higiene oral é a chave do sucesso dos implantes. As bactérias têm a capacidade de se acumular em torno dos implantes e levar ao aparecimento de infeções que podem comprometer a sua reabilitação. Assim, recomendamos uma cuidadosa higiene, com o uso de escova, elixir, fio dentário ou escovilhão e jatos de água, para assegurar a sua durabilidade e funcionamento a longo prazo. Pequenos grandes pormenores, que promovem a durabilidade do implante e a beleza do seu sorriso!

Leia o artigo completo na edição de junho 2016 (nº 262)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here