O selénio e o zinco, dois minerais essenciais presentes na nossa alimentação, têm um papel essencial na manutenção da pele, do cabelo e das unhas, bem como na função da tiroide.

Só o selénio reforça 25-30 proteínas extraordinariamente importantes (selenoproteínas) no organismo, algumas delas cruciais para o estado e a saúde do cabelo e das unhas. Imagine como este equilíbrio delicado pode ser facilmente perturbado pela falta de selénio, provocando problemas no cabelo e nas unhas. Inversamente, estes problemas podem ser corrigidos com um suplemento de selénio.

E se o suplemento também contiver zinco, a aparência pode realmente melhorar. O zinco, que também é um nutriente essencial, é especialmente importante para a pele, visto que favorece os mecanismos de reparação dos tecidos envolvidos na formação de pele nova e favorece também a cicatrização de feridas. Se alguma vez se perguntou porque é que a pomada de zinco é um tratamento universalmente usado na dermatite da fralda, aqui tem a resposta!

IMPORTANTE TAMBÉM PARA O METABOLISMO

Com respeito ao selénio, este nutriente não só tem uma enorme importância para o cabelo e as unhas, mas também para o metabolismo.

Normalmente, quando se quer perder peso, diminui-se a ingestão de alimentos, o que pode não ser necessariamente boa ideia – pelo menos, se os alimentos que se reduzem contiverem selénio.

O selénio é necessário, entre outras coisas, porque mantém o funcionamento normal da tiroide, glândula em forma de borboleta que se situa na porção inferior da cartilagem tiroide (maça de Adão). Esta glândula vital regula a velocidade do metabolismo, pelo que a falta de selénio faz abrandar a velocidade metabólica. Daí que, por vezes, por mais que se tente, não se consegue perder peso.

HORMONAS TIROIDEAS

A glândula tiroide segrega duas formas de hormonas tiroideias, a T3 e a T4. A T4 é convertida em T3 (também conhecida por hormona tiroideia ativa, pois é 4-5 vezes mais activa do que a T4). Esta conversão depende da presença de selénio. Quando há falta deste nutriente essencial, o organismo segrega T3 em quantidade demasiado insuficiente para manter a velocidade metabólica normal.

Curiosamente, a queda de cabelo, pele seca e unhas frágeis, já referidas, são também sinais de metabolismo lento. Se se aumentar o aporte de selénio, é muito natural que estes sintomas desapareçam.

 

Deve tomar selénio orgânico

Ao adquirir um suplemento de selénio com zinco, tome a atitude certa: opte por selénio orgânico. Ao contrário das fontes de selénio inorgânico, habitualmente presentes em suplementos alimentares baratos, simplesmente porque o custo de fabrico é menor, o selénio orgânico tem muito mais biodisponibilidade no organismo. Isto significa que é assimilado muito mais rapidamente no sistema digestivo e incorporado nas várias proteínas seleniodependentes.

Até à data, a melhor absorção foi obtida com uma levedura de selénio orgânico única (patenteada), em que quase 90 por cento do teor de selénio são comprovadamente absorvidos no organismo. Esta levedura de selénio em particular é usada pelos cientistas, devido aos seus resultados reprodutíveis e qualidade comprovada.

Com os produtos de selénio inorgânico que, normalmente, não podem comprovar a sua biodisponibilidade, acaba por desperdiçar – não poupar – dinheiro.

 

Cinco sinais de falta de selénio

  • Queda de cabelo e fragilidade/descoloração das unhas
  • Metabolismo lento (hipotiroidismo)
  • Imunidade comprometida
  • Infertilidade (no homem)
  • Dificuldade de concentração

Cinco sinais de falta de zinco

  • Manchas esbranquiçadas nas unhas
  • Pele seca
  • Perda de olfato/paladar
  • Caspa
  • Diminuição da libido