A corrida tem vindo a tornar-se um fenómeno, vendo-se cada vez mais praticantes na rua, por mero lazer ou mesmo em provas. As maratonas ou meias maratonas são provas em que muitas pessoas ambicionam participar.

Artigo da responsabilidade da Profª Ana Ricardo. Mestre em Exercício e Saúde FMH. Personal Trainer e Group Trainer do Holmes Place Tejo

 

“Quero correr uma meia maratona! O que devo fazer?”. Querer é o ponto de partida, mas deve existir um trabalho de preparação para a prova.

A maratona é uma corrida de longa extensão: 42 km e 195 metros. Como curiosidade, refira-se que a maratona surgiu para homenagear o soldado grego Pheidippides. Por volta do ano 490 a.C., este soldado foi encarregue, pelo general Milcíades, de ir desde Maratona a Atenas para informar sobre uma vitória numa batalha contra os persas. As duas cidades ficam separadas por cerca de 42 quilómetros. Pheidippides cumpriu a difícil missão, mas acabou por morrer de cansaço logo a seguir.

A meia maratona, como o nome indica, corre-se em metade da distância, ou seja, 21 097,5 metros.

PLANEAMENTO DE TREINO

Feita a avaliação da condição física e da técnica de corrida, passa-se ao planeamento do treino, trabalhando-se três grandes áreas:

Técnica da corrida – Treino de cadência;

Fortalecimento muscular – Nomeadamente do core e membros inferiores;

Corrida – Tendo em conta a progressão do treino cardiovascular, começando, por exemplo, por um treino de resistência uniforme, passando para um treino de resistência variado e/ou intervalado. No treino de corrida, é importante variar o percurso, intensidade e/ou distância.

Se está sedentário há muito tempo, acima do peso ou tem alguma doença cardiovascular, é importante procurar um médico antes de iniciar um programa de exercício físico.

O acompanhamento de um profissional de exercício também é recomendado para a escolha do tipo, intensidade e duração do exercício, de forma que sejam adaptados ao nível de aptidão física e condição de saúde de cada um.

Leia o artigo completo na edição de maio 2024 (nº 349)