O Produto do Ano, sistema de avaliação que distingue produtos e serviços pela sua inovação, destaca que, em Portugal, a saúde é uma área que está em constante evolução, sendo que, ao longo dos anos, tem apresentado novos desenvolvimentos no que diz respeito à inovação, de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Esta realidade não passou despercebida na edição de 2023 do Produto do Ano, onde foram distinguidos nove produtos inovadores, que apresentam novas tecnologias, em várias categorias relacionadas com o setor da saúde, tais como: alívio das cólicas, prevenção de piolhos, tratamento capilar, probióticos, higiene feminina, repelentes, protetores solares, suplementos e seguros de saúde.

Nas categorias “Prevenção de Piolhos” e “Tratamento Capilar”, os vencedores foram o Hedrin Once Spray Gel e o Nizoral Expert Champô Diário, respetivamente. O primeiro é um produto clinicamente comprovado na eliminação de piolhos e lêndeas com apenas uma aplicação, em que a sua eficácia está relacionada com a substância Penetrol®, uma substância inovadora e patenteada, para auxiliar a penetração no interior do piolho e lêndea, eliminando-os. Relativamente ao segundo produto, trata-se de um champô diário que alivia a comichão e descamação do couro cabeludo desde a primeira lavagem. A Crinipan PMC green technology é uma nova tecnologia patenteada, que usa ingredientes plant-based que regulam o crescimento dos fungos causadores de caspa.

Em relação às categorias “Probióticos” e “Alívio das Cólicas”, destacaram-se os produtos Probióticos SYMBIOSYS e Aero-Om. A SYMBIOSYS é uma gama de probióticos composta por ingredientes cientificamente testados dando resposta a diferentes áreas: sistema digestivo, imunidade, equilíbrio urinário e perda de peso. A grande inovação desta gama é a nova abordagem terapêutica através de microrganismos vivos que impactam a microbiota intestinal com efeito em diferentes indicações. O Aero-Om comprimidos para mastigar contribui para o alívio das cólicas, gases, e barriga inchada, de forma prática.

No que diz respeito à categoria “Higiene Feminina” distinguiu-se o Hygiene&Go Spray Enna, um spray íntimo de limpeza sem sabão nem gás, indicado para higiene íntima especialmente para momentos em que a utilizadora está longe de casa. Este produto contém 93,2% de ingredientes naturais com propriedades antimicrobianas que ajudam a evitar infeções graças à lavanda e tem também características regeneradoras e anti odor devido à presença de eucalipto.

Relativamente à categoria “Repelentes”, destacaram-se as ZTOP, pulseiras biodegradáveis, sem efeitos secundários, que podem ser utilizadas a partir dos 6 meses e que protegem os oceanos e os corais.

A Gama de Cuidados Solares Wells foi a vencedora da categoria “Protetores Solares”, que se evidenciou por ser uma nova gama de cuidados solares e pós-solar para toda a família, indicada para pele sensível, que é vegan e aprovada por dermatologistas. O protetor de rosto além de conferir proteção elevada (SPF 50+) tem também efeito antienvelhecimento devido ao ácido hialurónico e vitamina E presentes na sua composição. Os produtos de corpo SPF 30 e aftersun contém Inositol®, ingrediente patenteado, que promove e prolonga o efeito bronzeado.

Na categoria “Suplementos”, o novo suplemento alimentar Nestlé NANCARE® VITAMINA D 10ml foi o produto vencedor. A vitamina D é necessária para o crescimento e desenvolvimento normais dos ossos e contribui para o funcionamento normal do sistema imunitário das crianças. Cada suplemento NESTLÉ NANCARE® contém um ou mais ingredientes ativos cuidadosamente selecionados, a pensar nas necessidades e carências nutricionais mais comuns nos primeiros anos de vida das crianças, quer estejam a ser alimentados por leite materno ou por fórmulas infantis. Este é um cuidado extra para ajudar bebés e crianças em todos os momentos do seu desenvolvimento.

Por último, na categoria “Seguros de Saúde”, os portugueses avaliaram como o mais inovador o seguro Keep Simples – Keep Wells, que se caracteriza como o seguro mais democrático do mercado, para todas as idades, sem exclusões ou períodos de carência, com consultas de especialidade a 25€ e ainda a comodidade de médico em casa e online ilimitado e sem custos adicionais.

“Atribuir este prémio a estas marcas e distinguir os seus produtos inovadores é muito importante para nós, pois representa o nosso compromisso em reconhecer e destacar os produtos que fazem a diferença para os consumidores portugueses. É esse o objetivo dos Prémios Produto do Ano. Gostaríamos de parabenizar mais uma vez os vencedores deste ano pelo seu compromisso e dedicação em melhorar a saúde das pessoas” refere Sónia Cardoso, Managing Partner do Produto do Ano.

O Produto do Ano realizou, no mês passado, a cerimónia de entrega de prémios do Selo com o mesmo nome, que distinguiu os 67 produtos e serviços mais inovadores do mercado nacional. Para aceder à lista de todos os vencedores visite: https://produtodoano-pt.com/premiados/