Probióticos e arando para o trato urinário

Sabia que cerca de metade das mulheres em todo o mundo são afetadas por Infeções do Trato Urinário? E que as cistites representam 90% deste tipo de infeções? (1) Boas regras de higiene em associação com probióticos (2) e arando (3) vermelho ajudam manter o equilíbrio do trato urinário.

A cistite, a mais comum das Infeções do Trato Urinário, pode afetar os rins, a bexiga e a uretra. Os sintomas não costumam passar despercebidos porque são muito incómodos: aumento da frequência e urgência em urinar, ardor ou dor em cada ida à casa de banho, urina turva e com cheiro inusual, dor na região púbica e sangue na urina.
Como cerca de 20 a 30% das mulheres com cistite aguda acaba por ter uma recaída (4-6) é muito importante manter o equilíbrio do trato urinário.

As cistites desequilibram a microbiota intestinal e favorecem a proliferação de bactérias nocivas como é o caso da Escherichia coli, responsável por 70 a 80% dos casos de cistite(7). O tratamento com antibióticos elimina as bactérias que provocam a infeção, mas também as que protegem o trato urinário, aumentando a probabilidade de recorrência das infeções.

Symbiosys® Cystalia contém as estirpes selecionadas Lactobacillus rhamnosus LR06 e Lactobacillus plantarum LP02, e extrato de arando vermelho, baga da família do mirtilo, que favorece o bom funcionamento das vias urinárias e ajuda a manter o equilíbrio do trato urinário.

As estirpes probióticas de Symbiosys® Cystalia estão protegidas da acidez gástrica por um método de microencapsulação (8) patenteado. É muito fácil de tomar – basta uma saqueta de Cystalia todas as manhãs e o pó é dissolvido na boca para uma toma sem água.

SYMBIOSYS® Cystalia é um suplemento alimentar que não deve substituir um estilo de vida saudável e uma dieta variada e equilibrada. Não exceda a dose diária recomendada. Mantenha fora do alcance de crianças.

Para mais informações contacte: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-191 Lisboa, NIPC 515036684. e-mail: info@biocodex.pt. Tel: 211 319 134

C.0009/2021
Referências bibliográficas:
1. Diana Lima Martins, e col., Tratamento Antibiótico da Cistite Não Complicada em Mulheres Não Grávidas até à Menopausa, Acta Med. Port. 2011; 24: 1019-1024
2. Probióticos são microrganismos benéficos, maioritariamente bactérias, presentes no nosso organismo e que contribuem para a nossa saúde.
3. O arando vermelho (Vaccinium macrocarpon) possui um elevado teor em compostos anti-inflamatórios e antibacterianos.
4. Flores Meireles AL. et al., Urinary tract Infections: epidemiology, mechanisms of infection end treatment options. Nature Reviews, Microbiology, vol. 13, May 2015, 269-284.
5. https://www.infinie-sante.com/blog/cystites-et-cystactif-n76 last check 24/10/2019
6. https://www.ameli.fr/assure/sante/themes/cystite/reconnaitre-cystite#text 3517
7. Rolo F., Parada B., Moreira P.: Cistite não complicada na mulher. Guia multidisciplinar reconhecido pela Associação Portuguesa de Urologia 2008
8. A microencapsulação é um processo em que substâncias ativas são revestidas por cápsulas extremamente pequenas. É uma tecnologia recente que está a ser utilizada na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here