Emagrecimento saudável – Plano de ação pré-verão

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Para perder peso, o ideal é começar a tratar-se de dentro para fora, com um plano de ação que combine alterações nos hábitos diários, prática de atividade física e tratamentos estéticos adequados.

 

0 Neide Rangel Nutricionista LivewellArtigo da responsabilidade da Dra. Neide Rangel, nutricionista; Clínica Livewell

Muitas pessoas não têm paciência para perder peso de forma gradual, mas este é, sem dúvida, o melhor método. Lembre-se que também não ganhou peso, barriguinha ou celulite de um dia para o outro. O aumento de peso resulta de anos e anos de excessos acumulados e o nosso organismo e pele necessitam de tempo para se adaptarem às alterações que sofrem. Todos desejamos emagrecer num curto espaço de tempo, mas não pensamos nas complicações que alterações bruscas de peso podem acarretar para a nossa saúde.

Para os homens, o excesso de peso e o chamado “pneu” estão no topo da lista de pesadelos, tal como a celulite está para as mulheres. O ideal é começar a tratar-se de dentro para fora, com um plano de ação que combina alterações nos seus hábitos diários, a prática de atividade física e, por fim, os tratamentos estéticos adequados.

ESTIMULAR O METABOLISMO E REEQUILIBRAR O INTESTINO

Sabemos que a internet está cheia de dietas milagrosas, mas será isso o ideal? Estas dietas vão ao encontro das suas necessidades e estilo de vida? E o seu intestino, funciona bem? As mulheres são quem mais sofre com a prisão de ventre e uma flora intestinal equilibrada é fundamental para perder peso e combater a celulite. A ajuda de um profissional na área da nutrição é fundamental. Siga estas dicas, para estimular o seu metabolismo e para reequilibrar o seu intestino:

  • Beba água ao acordar: estimula o metabolismo, elimina as toxinas – porque a água é um drenante natural – e regula o intestino;
  • Faça um pequeno-almoço rico em fibras, pois estas atuam no metabolismo basal, aumentam absorção dos nutrientes, melhoram a microflora intestinal e promovem a sensação de saciação;
  • Não faça grandes intervalos entre as refeições; opte por pequenos lanches entre as refeições principais. É a melhor forma de manter o seu metabolismo ativo;
  • Incorpore alimentos termogénicos na sua alimentação, pois estes aumentam o gasto calórico durante o processo de digestão e aumentam o metabolismo (canela, chá verde, gengibre, vinagre de sidra, salmão, atum, frutos secos, entre outros);
  • E, essencialmente, durma uma boa noite de sono. Durante o dia, andamos stressados e isso faz com que o metabolismo se torne mais lento, levando à perda de massa magra e ao acumular de massa gorda.

Estas são apenas algumas das regras que devemos seguir no nosso dia a dia. No entanto, apenas uma boa alimentação não basta. No que toca à celulite e à perda de peso, a atividade física é uma poderosa arma contra estes dois inimigos.

Leia o artigo completo na edição de abril 2016 (nº 260)

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