O sorriso não é apenas uma expressão facial, é o reflexo da nossa saúde, confiança e cada vez mais, da nossa identidade profissional e pessoal. Seja ao falar em público ou no grupo de amigos, participar num evento social ou publicar fotografias nas redes sociais, o sorriso comunica muitas vezes antes de nós.
Contudo, ainda há muitas pessoas para quem as imperfeições dentárias, como dentes tortos ou desalinhados, problemas na mordida ou o espaçamento entre dentes são encaradas como obstáculos para sorrir livremente, e para desfrutar da vida ao máximo.
Artigo da responsabilidade da Dra. Teresa Sobral. Médica dentista. Mestre em “Science in Dental Sciences – Orthodontics”. Doutora em Ciências Dentárias e Invisalign Speaker.
Por norma, associamos um sorriso alinhado e branco à beleza, mas mais do que uma questão estética, é uma questão de saúde. O incorreto posicionamento dos dentes pode contribuir para acumular placa bacteriana em áreas de difícil acesso, cáries e doenças gengivais, dores nos maxilares, dores de cabeça, bruxismo, desgaste dentário acentuado devido a má oclusão e até dificuldades em falar ou desconforto ao mastigar.
Quando os dentes estão devidamente alinhados, é mais fácil escovar e usar o fio dentário de forma eficaz. O que conduz a um menor risco de complicações graves e a um maior controlo sobre a nossa saúde a longo prazo.
Um sorriso confiante pode mudar a forma como os outros nos veem, e como nos vemos a nós próprios. Em entrevistas de emprego, reuniões de negócios, eventos de networking ou funções que envolvem contacto direto com clientes, o sorriso torna-se uma parte fulcral da nossa marca pessoal. Transmite confiança, competência e simpatia. Os estudos demonstram que pessoas que sorriem com confiança são mais propensas a serem vistas como competentes, amigáveis e persuasivas, características que contribuem para o sucesso profissional.
Nas relações pessoais, o sorriso ajuda a aproximar pessoas, reduz os níveis de stress e até melhora o humor, quer da pessoa que sorri, como da pessoa que o recebe. Mas se escondemos o nosso sorriso por insegurança ou desconforto, criamos barreiras na comunicação e na nossa expressão pessoal.
Os aligners transparentes são uma alternativa que pode ajudar a remover essa barreira, e não se destinam apenas aos mais jovens. Para além de corrigirem o alinhamento dos dentes, contribuem para uma boa saúde oral, aumentam a autoestima e fortalecem as relações, seja no contexto profissional ou pessoal.
Em última análise, investir no nosso sorriso é uma das decisões mais importantes que podemos tomar. Não se trata de vaidade, mas sim de vitalidade. Ao cuidar dos dentes, estamos também a cuidar da nossa saúde, das nossas relações e do seu futuro. Por isso, da próxima vez que pensar no seu sorriso, não pergunte só “Como é que me fica?”. Pergunte também “Como é que me faz viver?”.














You must be logged in to post a comment.