Menopausa feliz

0

São bem conhecidos os terríveis sintomas da menopausa. Menos divulgados, mas ainda mais graves são os seus efeitos sobre o aparelho cardiovascular e os ossos da mulher. Para quem tem dúvidas sobre os riscos e benefícios da terapia hormonal, os especialistas em fitoterapia propõem as fito-hormonas, das quais as mais conhecidas são as isoflavonas na soja.

 

Nenhuma mulher escapa: por volta dos 50 anos, eis que chega a menopausa. Para algumas, esta perturbação hormonal não influir sobre o conforto da sua vida. Para outras, infelizmente mais numerosas, é o começo dos afrontamentos, da depressão, do aumento de peso, da irritabilidade, da sensação de pernas pesadas, entre outros sintomas.

Para acabar com todas estas preocupações, para prevenir riscos cardiovasculares e a osteoporose, a medicina convencional propõe a terapia hormonal de substituição (THS). Porém, os estudos disponíveis são contraditórios quanto aos eventuais efeitos secundários da THS, algo que deixa muitas mulheres preocupadas e indecisas.

O que fazer, então? Não se põe a hipótese de se limitar a sofrer. Existem numerosas terapias naturais, para viver melhor este período delicado da vida da mulher.

FITOMODELADORES HORMONAIS

Os fitomodeladores hormonais, dos quais o mais conhecido é, sem dúvida, a soja, com as suas isoflavonas, mas também numerosas outras plantas, podem ajudá-la a manter o sorriso, a linha e a saúde, ao longo dos anos.

Certas substâncias naturais e uma higiene de vida adaptada podem realmente ajudá-la a passar por esta fase. Mas lembre-se que, em matéria de prevenção e de saúde, o diagnóstico é essencial e as despistagens muito úteis.

Leia o artigo completo na edição de julho/agosto 2016 (nº 263)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA