Com menos exposição ao sol e temperaturas mais baixas, o inverno é o momento perfeito para realizar tratamentos que podem rejuvenescer e revitalizar a pele.

Artigo da responsabilidade da Dra. Sofia Carvalho. Cirurgiã Plástica e Estética

 

 

O inverno é a época ideal para cuidar da pele. Durante o inverno, a menor exposição ao sol acelera a recuperação da pele após procedimentos estéticos, reduzindo o tempo de inatividade e permitindo o retorno mais precoce às atividades quotidianas.

A menor exposição aos raios UV aumenta a eficácia dos procedimentos e diminui os riscos, como hiperpigmentações (manchas). O frio diminui o inchaço e, portanto, a recuperação é mais rápida.

Relativamente ao rosto, os tratamentos poderão incidir sobre rugas e sulcos, flacidez, alterações da superfície (manchas, cicatrizes, rugas finas) e harmonização facial.

TOXINA BOTULÍNICA E ÁCIDO HIALURÓNICO

Para o tratamento de rugas, são habitualmente usados a toxina botulínica, nos casos de rugas de expressão (rugas dinâmicas), e o ácido hialurónico, para rugas estáticas (por exemplo, os sulcos entre o nariz e a boca).

Estes são procedimentos simples, realizados através de agulhas muito finas e que permitem uma recuperação imediata. Os efeitos mantêm-se durante alguns meses e permitem, além de tratar as rugas existentes, prevenir o aparecimento de novas rugas.

ENDOLASER CONTRA A FLACIDEZ

O tratamento da flacidez encontra no endolaser (uma técnica) – ou laser intersticial – o seu principal aliado. Trata-se de uma tecnologia inovadora que usa um laser de fibra ótica da espessura de um fio de cabelo e que permite o tratamento da flacidez sem cortes ou cirurgias.

O tratamento é realizado em consultório, com anestesia local, e permite tratar a flacidez da face, pescoço (papada) e olheiras. Também pode ser usado no corpo, na flacidez do abdómen, braços, coxas e joelhos.

Este laser veio revolucionar o tratamento da flacidez, permitindo um grau de eficácia único para um procedimento minimamente invasivo. É necessária apenas uma única sessão e os resultados são visíveis a partir dos 3 meses, durando cerca de 2 a 3 anos.

RADIOFREQUÊNCIA FRACIONADA

Igualmente um aliado no tratamento da flacidez temos a radiofrequência fracionada, que combina duas tecnologias amplamente usadas – o microagulhamento e a radiofrequência – para uma estimulação da produção do colagénio.

A radiofrequência fracionada permite trabalhar, além da flacidez, a superfície da pele: rugas finas, cicatrizes de acne e manchas. Uma vez que parte dos resultados se deve à estimulação endógena de colagénio, o efeito é observado após 3 meses do tratamento. Podem ser necessárias 1 a 3 sessões, dependendo de cada caso.

Ao contrário de outros procedimentos, o fototipo não influencia a eficácia deste tratamento. O procedimento é realizado sob anestesia tópica, aplicada 1 hora antes da sessão, para maior conforto do paciente. Após o tratamento, a pele fica rosada e mais áspera, com normalização em menos de uma semana. Durante esse período, recomenda-se fotoproteção adequada.

BIOESTIMULADORES

A flacidez também poderá ser melhorada recorrendo a bioestimuladores. Estes são substâncias que, quando injetadas na pele, estimulam a produção de colagénio do organismo, o que se traduz num efeito rejuvenescedor, melhorando a flacidez, a textura e o brilho, com resultados naturais e progressivos.

Existem diversos bioestimuladores de colagénio disponíveis no mercado, cada um com as suas próprias características e indicações específicas. Alguns dos bioestimuladores de colagénio mais conhecidos são: ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona.

PEELING QUÍMICO

Os peelings químicos são tratamentos através dos quais é induzida uma renovação cutânea pela aplicação seletiva de ácidos, cuja finalidade pode ser estética ou terapêutica. O objetivo do peeling é causar uma lesão muito seletiva da superfície, de forma que ocorra uma renovação da pele.

Os peelings podem ser classificados de acordo com a sua profundidade. A profundidade do peeling é definida pelo agente de peeling usado, pela sua concentração e pelo pH da formulação. Os mais profundos têm resultados mais dramáticos, porém comportam riscos mais significativos e um tempo de recuperação mais longo. Os mais superficiais envolvem muito poucas ou nenhumas restrições na vida social.

As indicações dos peelings são suavização de rídulas, redução de poros, tratamento de manchas, aumento da luminosidade, melhoria da luminosidade e brilho.

Leia o artigo completo na edição de dezembro 2023 (nº 344)