A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) inaugurou hoje, com uma sessão solene na Biblioteca Palácio das Galveias, em Lisboa, as comemorações do “Mês do Coração”. O evento teve ainda como objetivo apresentar a campanha e o programa das atividades, divulgando ao mesmo tempo as principais linhas de ação e os propósitos desta Instituição de Utilidade Pública.

“O mês de maio é um período crucial para sensibilizar a população sobre a importância das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte da população portuguesa. É um momento de reflexão e ação, onde destacamos a prevenção e os cuidados necessários para proteger o nosso coração. A FPC está empenhada em promover esta mensagem vital e encorajar hábitos saudáveis que podem salvar vidas”, refere o Prof. Dr. Manuel Carrageta, presidente da FPC.

Nesta sessão foi apresentado um estudo realizado pela GfK Metris sobre os conhecimentos dos portugueses relativamente aos fatores de risco.

“É fundamental compreender o nível de conhecimento dos portugueses sobre a saúde cardiovascular e os fatores de risco associados. Apenas com essa compreensão podemos desenvolver estratégias eficazes de educação e prevenção, visando reduzir o impacto das doenças cardiovasculares na nossa sociedade”, acrescenta o presidente da FPC.

A FPC institucionalizou o mês de maio como o “Mês do Coração” a pensar na consciencialização dos portugueses para a problemática das doenças cardiovasculares e para a necessidade de prevenir o seu aparecimento através da adoção de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico.