Para se estar em boa forma física não é necessário ser-se capaz de correr a maratona: é suficiente praticar qualquer tipo de exercício moderado, três a quatro vezes por semana.

A boa forma consiste em três elementos distintos: força, flexibilidade e resistência. Cada tipo de desporto pode ser classificado com base nestes elementos.

Os três componentes da boa forma física são necessários, até certo ponto, em todos os desportos, mas alguns têm uma importância dominante. Na ginástica desportiva, por exemplo, a flexibilidade é mais importante do que a resistência, já que cada exercício de solo dura cerca de um minuto, enquanto nas corridas de grandes distâncias, a resistência é, de longe, o elemento mais relevante.

FORÇA

Pelo menos, um quarto ou até mesmo metade do nosso peso corporal é composto por tecido muscular e este fornece a força necessária para executar diversos movimentos, como empurrar, puxar, levantar ou carregar pesos.

O corpo humano tem cerca de 400 músculos, que se ligam aos ossos através dos tendões. Todos os movimentos do corpo são controlados pela contração ou relaxamento de grupos musculares específicos.

FLEXIBILIDADE

A flexibilidade é a capacidade de se dobrar, esticar ou torcer, por meio de uma variedade de movimentos. Uma boa flexibilidade vai depender da amplitude de movimento das articulações, dos músculos e dos tendões.

Embora a flexibilidade seja importante em todos os desportos e atividades físicas, é mais notável naqueles em que se exige uma certa agilidade, tais como na ginástica.

A flexibilidade diminui, por exemplo, o risco de sofrer entorses, devido à existência de tecido elástico, que absorve o choque de movimentos rápidos.

RESISTÊNCIA

A resistência é a capacidade que cada pessoa tem de fazer exercício durante um longo período de tempo, a um determinado ritmo, sem descanso. Esta característica é dependente da eficiência e do funcionamento do coração, pulmões e músculos.

Uma baixa resistência pode resultar em fadiga muscular e má coordenação. Por forma a melhorar a resistência, há que praticar exercícios aeróbicos, durante um período de, pelo menos, 20 minutos, três vezes por semana.

BENEFÍCIOS A LONGO PRAZO

Praticar exercício físico, durante um longo período de tempo, aumenta a eficiência de muitos órgãos. Tome nota:

PELE – O aumento do fluxo sanguíneo para a pele proporciona um aspeto mais saudável e atraente.

PULMÕES – Ao elevar a função pulmonar, aumenta a captação de oxigénio do ar inspirado.

CORAÇÃO – Um coração mais eficiente melhora a circulação sanguínea por todo o organismo.

ARTICULAÇÕES – A manutenção da mobilidade articular reduz o risco de dor e de rigidez, com o avançar da idade.

MÚSCULOS – Uma maior força, em conjunto com uma utilização mais eficiente do oxigénio, permite que os músculos trabalhem melhor e por mais tempo.