A Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV) vai promover, nos próximos dias 21 e 22 de outubro, a sua VI Reunião Científica “A medicina do viajante, atualizações e as novas realidades“ e o IV Workshop de Vacinas em Viajantes. O mote para esta reunião é o regresso das viagens nos tempos atuais e os desafios que o futuro da área da Medicina do Viajante trará aos profissionais de saúde. O evento decorre no Centro de Arte de Ovar e é, exclusivamente, em formato presencial.
Dividido em dois momentos, arranca com a Reunião Científica no dia 21 de outubro com o painel “De Volta aos Princípios”, no qual se pretende atualizar os conhecimentos na área da medicina do viajante numa época de reposição da normalidade nas viagens, e discutir novas realidades do mundo atual que de alguma forma afetam a saúde do viajante. Os trabalhos prosseguem com uma mesa sobre “Surtos de doenças infeciosas: impacto na saúde dos viajantes”, nomeadamente sobre Dengue, Zika, Monkeypox e Malária e terminam com palestras a propósito de viajantes com particularidades.
O segundo momento, na manhã do dia 22 de outubro, apresenta um workshop sobre “Vacinas em viajantes”.
«Com o regresso da normalidade e entrada num período de pós-pandemia, impunha-se que a nossa reunião anual se focasse no momento em que vivemos e sobre o que podemos esperar do futuro. O nosso objetivo é que ocorra a partilha de informação e a análise e discussão dos assuntos que preocupam os profissionais desta área. Só com esta troca de ideias e de conhecimentos conseguimos contribuir para uma cada vez melhor prática da Medicina do Viajante em Portugal», afirma Cândida Abreu, presidente da SPMV a propósito da Reunião.