Dores nas articulações? Conheça uma solução natural

0

O sulfato de glucosamina e condroitina encontra-se disponível em farmácias e pode ajudá-lo a ultrapassar o inverno com muito menos dores e melhorar o funcionamento das articulações.

Se tem mais de 40 anos e sente dores nas articulações, provavelmente sofre de osteoartrose, ou seja, a perda progressiva da cartilagem articular, que nos afeta a todos num dado momento da vida. Este problema é agravado pelo tempo frio e húmido.

Mas há maneiras de melhorar a situação, sem recorrer forçosamente a medicamentos. O sulfato de glucosamina, substância extraída do marisco – que já deu provas de aliviar a dor articular e até melhorar o funcionamento das articulações quando tomada com regularidade –, é utilizado por cada vez mais pessoas que sofrem de osteoartrose, principalmente porque é eficaz e extremamente seguro, dada a sua origem natural.

SULFATO DE GLUCOSAMINA

O sulfato de glucosamina trava a deterioração da cartilagem e ajuda a recuperar parte da cartilagem degradada. Até à data, não há outra terapêutica que o consiga. O sulfato de glucosamina é uma substância natural extraída do marisco. Estimula a síntese da cartilagem do organismo e é um constituinte da cartilagem articular.

Estudos demonstram que o sulfato de glucosamina pode prevenir a deterioração progressiva da cartilagem e, segundo alguns especialistas, pode recuperar lentamente parte do tecido degradado.

SEGURANÇA E EFICÁCIA

A vasta investigação que tem sido realizada com o sulfato de glucosamina demonstrou que a substância geralmente atua em 8 a 12 semanas. Atualmente, é seguro afirmar que o sulfato de glucosamina é uma terapêutica altamente eficaz e com efeitos comprovados na prevenção e no tratamento da osteoartrose, sendo recomendada por muitos reumatologistas como terapêutica de primeira linha.

UMA DUPLA IMBATÍVEL

O sulfato de glucosamina sozinho já demonstrou excelentes propriedades estimulantes da cartilagem, mas há provas de que atua igualmente bem em associação com o sulfato de condroitina, outro constituinte natural da cartilagem.

Os suplementos que combinam sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina devem fornecer 800 mg de condroitina por dose diária. É possível encontrar suplementos alimentares com outras substâncias, para além do sulfato de glucosamina e condroitina, tais como ácido hialurónico, colagénio e MSM (metil-sulfonil-metano). Contudo, não existe documentação científica que comprove que estas substâncias são eficazes na reconstrução da cartilagem.

Destaque

Sulfato de glucosamina: eficácia comprovada

Ao passar em revista alguma da investigação científica que tem sido realizada com glucosamina, verifica-se que há estudos que comprovam a sua eficácia, ao passo que outros não. Sendo um pouco estranho, não deixa de haver uma explicação lógica. A glucosamina só atua na presença de enxofre. Muitos dos estudos realizados foram-no com uma forma de glucosamina, o cloridrato de glucosamina, que não contém enxofre. Nos estudos que comprovam o efeito da glucosamina, foi usado sulfato de glucosamina, que inclui enxofre. É importante ter isto em conta ao adquirir suplementos de glucosamina.

Artigo publicado na Edição de janeiro 2016 (nº 257)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA