Dia Mundial de olhos postos no rastreio à Diabetes

0

Mais de 415 milhões de pessoas vivem atualmente com diabetes, uma das principais causas de cegueira na população mundial. Um em cada dois adultos com retinopatia diabética está por diagnosticar e este diagnóstico precoce, bem como o tratamento atempado, podem prevenir a perda de visão. No Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), no seguimento do que tem vindo a fazer pelo país, vai estar na Praça Luis de Camões, em Lisboa, a avaliar os olhos de pessoas com diabetes, número que ultrapassa, em Portugal, um milhão.

Este ano o foco do Dia Mundial da Diabetes está centrado na retinopatia diabética (RD) e na importância de diagnosticar precocemente esta manifestação oftalmológica da diabetes, que constitui uma das principais causas de perda grave de visão a nível mundial. Na causa da retinopatia diabética, que é umas das mais graves complicações crónicas da diabetes, está o aumento dos níveis de açúcar no sangue, que provoca alterações nos pequenos vasos sanguíneos da retina, no interior do olho.

O primeiro estudo epidemiológico no país sobre a retinopatia diabética, realizado por especialistas da APDP, examinou recentemente mais de 52 mil pessoas com diabetes e concluiu que 16,3% sofrem da doença que é a principal causa de cegueira (evitável) na população ativa. O RETINODIAB foi implementado entre Julho de 2009 e Dezembro de 2014 em pessoas com diabetes tipo 2 após 5 anos de seguimento e compreende a área geográfica de Lisboa e Vale do Tejo, onde a APDP realiza rastreios anuais.

 

Iniciativas em que a APDP estará presente em novembro, mês da diabetes:

 

12 de novembro | Caminhada pelos miradouros de Lisboa | Início Príncipe Real*

16h00 – Aula de Zumba no Jardim do Príncipe Real

Das 17h00 às 18h30 – Caminhada pelos miradouros de Lisboa, do Príncipe Real até à Praça do Comércio, passando por São Pedro de Alcântara, Bairro Alto, Miradouro de Santa Catarina, Largo Camões, Chiado, Rua Garrett, Rua do Carmo, Rossio, Rua Augusta.

12 a 14 de novembro | Iluminação de vários monumentos da cidade de Lisboa a azul*

Estátua D. José, na Praça da Figueira; Paços do Concelho; Praça do Império, em Belém.

 14 de novembro | Rastreio da APDP à Retinopatia Diabética, na Praça Luís de Camões**

Das 9h00 às 18h00 – Rastreio à retinopatia diabética e aplicação de questionários de avaliação de risco de vir a ter diabetes à população em geral.

26 de novembro | Festa Da Diabetes 90 anos APDP | Complexo Desportivo do Casal Vistoso, no Areeiro, em Lisboa***

Das 09h30 às 16h30 – Música, dança e poesia, showcooking e alimentação saudável, espaço criança, feira das associações | Com a participação de Carlos Alberto Moniz, José Fanha, Chef Vítor Sobral, entre outros | Entrada livre!

*Organização Câmara Municipal de Lisboa, APDP e outros parceiros

**Organização APDP | Apoio Bayer e Câmara Municipal de Lisboa

*** Organização APDP | Apoio Câmara Municipal de Lisboa

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA