Dia Mundial de olhos postos no rastreio à Diabetes

Mais de 415 milhões de pessoas vivem atualmente com diabetes, uma das principais causas de cegueira na população mundial. Um em cada dois adultos com retinopatia diabética está por diagnosticar e este diagnóstico precoce, bem como o tratamento atempado, podem prevenir a perda de visão. No Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), no seguimento do que tem vindo a fazer pelo país, vai estar na Praça Luis de Camões, em Lisboa, a avaliar os olhos de pessoas com diabetes, número que ultrapassa, em Portugal, um milhão.

Este ano o foco do Dia Mundial da Diabetes está centrado na retinopatia diabética (RD) e na importância de diagnosticar precocemente esta manifestação oftalmológica da diabetes, que constitui uma das principais causas de perda grave de visão a nível mundial. Na causa da retinopatia diabética, que é umas das mais graves complicações crónicas da diabetes, está o aumento dos níveis de açúcar no sangue, que provoca alterações nos pequenos vasos sanguíneos da retina, no interior do olho.

O primeiro estudo epidemiológico no país sobre a retinopatia diabética, realizado por especialistas da APDP, examinou recentemente mais de 52 mil pessoas com diabetes e concluiu que 16,3% sofrem da doença que é a principal causa de cegueira (evitável) na população ativa. O RETINODIAB foi implementado entre Julho de 2009 e Dezembro de 2014 em pessoas com diabetes tipo 2 após 5 anos de seguimento e compreende a área geográfica de Lisboa e Vale do Tejo, onde a APDP realiza rastreios anuais.

 

Iniciativas em que a APDP estará presente em novembro, mês da diabetes:

 

12 de novembro | Caminhada pelos miradouros de Lisboa | Início Príncipe Real*

16h00 – Aula de Zumba no Jardim do Príncipe Real

Das 17h00 às 18h30 – Caminhada pelos miradouros de Lisboa, do Príncipe Real até à Praça do Comércio, passando por São Pedro de Alcântara, Bairro Alto, Miradouro de Santa Catarina, Largo Camões, Chiado, Rua Garrett, Rua do Carmo, Rossio, Rua Augusta.

12 a 14 de novembro | Iluminação de vários monumentos da cidade de Lisboa a azul*

Estátua D. José, na Praça da Figueira; Paços do Concelho; Praça do Império, em Belém.

 14 de novembro | Rastreio da APDP à Retinopatia Diabética, na Praça Luís de Camões**

Das 9h00 às 18h00 – Rastreio à retinopatia diabética e aplicação de questionários de avaliação de risco de vir a ter diabetes à população em geral.

26 de novembro | Festa Da Diabetes 90 anos APDP | Complexo Desportivo do Casal Vistoso, no Areeiro, em Lisboa***

Das 09h30 às 16h30 – Música, dança e poesia, showcooking e alimentação saudável, espaço criança, feira das associações | Com a participação de Carlos Alberto Moniz, José Fanha, Chef Vítor Sobral, entre outros | Entrada livre!

*Organização Câmara Municipal de Lisboa, APDP e outros parceiros

**Organização APDP | Apoio Bayer e Câmara Municipal de Lisboa

*** Organização APDP | Apoio Câmara Municipal de Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here