A estação mais divertida do ano é também a mais exigente no que diz respeito aos cuidados de beleza. Para que não lhe escape nenhum, reunimos um conjunto de técnicas e dicas de que precisa para irradiar o brilho do verão.

 

Cremes hidratantes? Sim. Máscaras para o cabelo? Também. Esfoliantes para rosto e corpo? Prontos. Soluções de depilação para fazer em casa? Confirmadas. A lista de todos os “itens” essenciais para atravessar o verão em beleza está completa e a postos para ser consultada.

Se é no verão que sentimos mais sede, significa que por esta altura devemos hidratarmo-nos como nunca, também por fora. A pele adquire necessidades especiais quando as altas temperaturas e os raios solares entram em cena. Seja seca, normal, mista ou oleosa, existem produtos que não pode dispensar para garantir um bronzeado de fazer inveja e uma tez saudável.

E como no verão tudo se mostra e tudo se vê, não poderíamos deixar de incluir umas dicas dedicadas a um dos maiores duelos femininos: a depilação.

CHUVA de HIDRATAÇÃO

Sedosa e muito fresquinha, assim se quer a pele durante o verão, para amenizar os efeitos nocivos do sol. E como o cabelo também pede água, não lhe negue uma atenção especial.

As temperaturas elevadas e o sol comprometem o equilíbrio hídrico, acentuando a desidratação cutânea. Os líquidos são importantes porque transmitem impulsos entre as células, além de constituírem um depósito para as toxinas posteriormente eliminadas pelo sistema linfático. Por seu turno, os UV corrompem as membranas celulares, o que faz da hidratação uma necessidade absoluta durante os meses de sol. E porque este é um processo com fases, dizemos-lhe quais os passos a seguir para uma pele e cabelo saudáveis.

1º PASSO – Limpeza suave

Uma limpeza adequada com água tépida é a base de uma boa hidratação, uma vez que irá “acordar” a pele e prepará-la para os cremes. O uso de géis suaves e ricos em óleos é fundamental para que o manto hidrolipídico da pele (uma camada protetora muito fina de água e gordura) não se perca com o calor.

2º PASSO – Pele saciada

As fórmulas hidratantes não se querem demasiado oleosas, devido ao aumento de produção das glândulas sebáceas durante esta época. Não sabe se deve optar pelo after-sun ou um creme normal? Se a pele não estiver sensibilizada pelo sol, um bom hidratante basta para repor o equilíbrio cutâneo, em particular se for rico em vitaminas A, C e E, antioxidantes que previnem o envelhecimento e atenuam os danos celulares dos UV.

3º PASSO – Cabelo macio

O sol e o mar ressecam os fios, enfraquecendo-os e deixando-os quebradiços. Para recuperar a elasticidade e o brilho, é importante utilizar produtos de tratamento capilar que reestruturem a cutícula, de modo a conquistar um cabelo sedoso e sem pontas espigadas.

ESFOLIANTES: PELE RENASCIDA

Sem produtos esfoliantes, não há creme que faça efeito, bronze uniforme ou luminosidade. A esfoliação é o primeiro de todos os atos de beleza.

Para remover as células mortas que se acumulam na superfície cutânea (deixando-a baça e áspera), rosto e corpo devem ser esfoliados uma a duas vezes por semana.

A pele atravessa um permanente estado de renovação e as células da camadas superficial cutânea possuem um ciclo de vida de 21 dias. Após este período, morrem e “despegam-se” da cútis, permanecendo à superfície e impedindo a absorção dos cosméticos. Ao removê-las, o ato de esfoliar faz renascer uma aparência limpa, fresca e uniforme.

ESFOLIAÇÃO CORRETA

  • DEVE SER FEITA com movimentos firmes e circulares;
  • UTILIZE granulação maior no corpo e produtos mais suaves no rosto;
  • NO CORPO, comece pelo pé e vá subindo até às pernas, coxas, abdómen (da esquerda para direita), flancos, costas, braços, mãos e, por último, peito e pescoço. Incida mais nas mãos, cotovelos e joelhos.

DEPILAÇÃO CASEIRA: TODAS AS SOLUÇÕES

A opção por lâmina, cera, máquina ou luz pulsada depende apenas do que mais lhe agrada e do que se adequa ao seu nível de resistência à dor.

No verão, e na praia em particular, é preciso ter em conta que pernas, axilas e virilhas estão consideravelmente mais expostas e sujeitas à luz solar. Assim, conseguir a melhor depilação possível nestas três zonas e com o mínimo desconforto são requisitos essenciais.

LÂMINA

  • Indicada se…

Tem poucos pelos e estes são fracos ou se está com muita pressa. De todas, é a solução mais económica e prática, uma vez que pode utilizá-la em qualquer altura.

  • Pense duas vezes…

Se pretende resultados duradouros. Com a lâmina, os pelos voltam a crescer ao fim de poucos dias.

  • Conselhos

Não utilize a lâmina sobre a pele seca. Opte por utilizá-la no banho, porque a água quente abre os poros e deixa o pelo mais exposto. Faça movimentos largos e uniformes.

CERA

  • Indicada se…

Os seus pelos são muitos, mas finos e se pretende uma depilação duradoura. As bandas de cera fria adequam-se melhor a quem deseje obter resultados uniformes em casa, uma vez que cobrem grandes áreas.

  • Pense duas vezes…

Se é muito sensível à dor e/ou se os seus pelos são muito fortes.

  • Conselhos

Seque a pele antes da depilação, caso contrário a cera não terá aderência. Evite passar óleos ou cremes hidratantes horas antes da depilação.

MÁQUINA

  • Indicada se…

Tem poucos pelos. As depiladoras elétricas são perfeitas para levar em viagem e resultam num investimento a longo prazo, uma vez que duram muito tempo.

  • Pense duas vezes…

Se é muito sensível e se os pelos ainda estão curtos. Já existem, porém, versões mais cómodas e menos dolorosas.

  • Conselhos

Utilize-a quando os pelos tiverem entre 3 e 4 milímetros.

LUZ PULSADA

  • Indicada se…

Tem muitos pelos e deseja eliminá-los definitivamente nas pernas, virilhas e axilas.

  • Pense duas vezes…

Se tem pouco tempo ou pele muito morena; os melhores resultados obtêm-se em peles claras.

  • Conselhos

É necessário rapar previamente os pelos com lâmina; evite apanhar sol 24 horas antes; pode expor-se ao sol depois do tratamento, desde que use um fator de proteção elevado.