A Salutem, marca pioneira na alimentação equilibrada em Portugal, desvenda os segredos da aveia, o “cereal dourado” que está a revolucionar o bem-estar, o sabor e a sustentabilidade. Longe de ser apenas mais um ingrediente para o pequeno-almoço, a aveia é um superalimento versátil e com diversos benefícios para a saúde e para o planeta.

Neste contexto, eis algumas das principais vantagens deste cereal e o seu impacto no dia a dia:

1. Energia prolongada: rica em hidratos de carbono complexos de absorção lenta, a aveia é o combustível ideal para manter os níveis de energia estáveis ao longo do dia. Uma escolha ideal para começar a manhã ou para repor energias a meio da tarde.

2. Aliada da digestão: graças ao seu elevado teor em fibra solúvel e insolúvel, a aveia contribui para a saúde gastrointestinal, promovendo uma digestão regular e facilitando o trânsito intestinal, ajudando ainda no equilíbrio da microbiota.

3. Parceira da saúde cardiovascular: as fibras da aveia, nomeadamente os beta-glucanos, contribuem para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue quando consumidos em doses diárias de 3g de beta-glucanos provenientes de aveia e outras fontes. (Por exemplo, uma porção de 40g de flocos de aveia Salutem, fornece 1,4g de beta-glucanos.)

4. Rica em nutrientes essenciais: a aveia é uma fonte de proteínas, vitaminas e minerais importantes – como manganês, biotina, fósforo, magnésio, cobre, ferro, zinco, potássio e folato – além de fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

5. Sustentabilidade em cada floco: com uma pegada hídrica reduzida e capacidade de crescer em solos menos férteis, a aveia requer menos fertilizantes e pesticidas. É um cereal resiliente, que protege a biodiversidade e contribui para a saúde do solo.

Dicas para inovar com aveia:

A versatilidade da aveia é um convite à criatividade na cozinha. A Salutem sugere algumas formas de integrar este cereal nas refeições, além do pequeno-almoço tradicional:

  • Pequenos-almoços e lanches criativos: utilize flocos de aveia grossos em overnight oats, flocos de aveia crocantes em batidos, smoothies e bowls, panquecas ou em parfaits com fruta e iogurte. Além disso, também pode confeccionar papas de aveia doces ou salgadas, utilizando os flocos de aveia finos ;
  • Culinária salgada: adicione aveia a sopas e guisados para dar corpo e fibra, ou como substituto de pão ralado em panados, ou como base para hambúrgueres vegetarianos caseiros;
  • Panificação e sobremesas: experimente farinha de aveia integral em pães, bolachas, bolos, panquecas e até como base para pizzas mais leves.

O consumo de aveia deve ser enquadrado num plano alimentar variado e equilibrado e num estilo de vida saudável. Em caso de alergias ou condições de saúde específicas, sugere-se a procura de orientação médica ou nutricional profissional.