A Biocodex Microbiota Foundation (BMF) está a lançar, pela primeira vez, o Prémio Henri Boulard de Saúde Pública, que vai distinguir os dois melhores projetos com um valor de 10 mil euros cada.

O objetivo da BMF é aprofundar o compromisso com a melhoria da saúde pública em todo o mundo, e, simultaneamente, homenagear o cientista francês que conseguiu identificar e isolar a estirpe única Saccharomyces boulardii CNCM I-745® que a Biocodex produz há mais de 50 anos para o tratamento da diarreia.

As candidaturas ao Prémio Henri Boulard de Saúde Pública estão abertas até final de novembro e os dois projetos premiados serão escolhidos por um júri internacional independente. Os candidatos têm de apresentar projetos inovadores que possam proporcionar melhores condições de saúde pública em condições patológicas ligadas ao desequilíbrio da microbiota intestinal humana. Destina-se exclusivamente a projetos desenvolvidos em alguns países subdesenvolvidos da Ásia, África e da América Latina.

Este novo prémio destaca apenas projetos que tenham um impacto positivo na saúde a nível local, por exemplo, por meio da educação e consciencialização em saúde, novas infraestruturas, projetos agrícolas ou de purificação de água.

Henri Boulard foi um cientista e microbiologista francês do século XX, que tinha um grande interesse em estudar doenças tropicais. A cólera era uma epidemia comum na Ásia (década de 20) e o cientista, que se encontrava na Indochina, observou que a população local consumia uma bebida à base de líchia e mangostão para tratar a diarreia infeciosa causada pela cólera. Decidiu então estudar em pormenor a composição da casca das líchias e dos mangostões, tendo conseguido identificar e isolar a estirpe única Saccharomyces boulardii CNCM I-745® que a Biocodex produz hoje em dia para o tratamento da diarreia.

Consulte aqui o regulamento, o prazo e o formulário para as candidaturas:

Prémio Henri Boulard de Saúde Pública