Embora normalmente associemos os seniores a um estilo de vida sedentário, o turismo sénior é uma realidade e muitos deles aproveitam a reforma para ver o mundo que não puderam descobrir no passado. Mas conhecer novos lugares não é a única vantagem de viajar para os mais velhos.

A Organização Mundial do Turismo calcula que em 2050 haverá mais de 2 biliões de viajantes com 60 ou mais anos, comparativamente com os 593 milhões que existiram em 1999. Estimativa que comprova que a idade da reforma não significa o findar do ciclo produtivo de uma pessoa e que, através do turismo, este pode envelhecer de forma ativa, prazerosa e saudável. O clima, a proximidade do mar, a gastronomia e o carácter dos habitantes são algumas das razões pelas quais Portugal é considerado um destino perfeito para o chamado turismo sénior.

A propósito do Dia Mundial do Turismo, que se assinala hoje, o Dr. André Rodrigues, médico coordenador das Residências ORPEA em Portugal, identifica os benefícios de viajar na terceira idade e dá alguns conselhos para quem o pretende fazer.

CONTACTO COM O MUNDO EXTERIOR
Viajar permite a interação com outros ambientes físicos, sociais e culturais, o que ajuda as pessoas a manterem-se atualizadas. Isto ajuda os mais velhos a manterem a sua ligação com o mundo exterior.

ADEUS À DEPRESSÃO E À ANSIEDADE
Alguns estudos demonstram que viajar através de programas especialmente concebidos para seniores reduz os sintomas depressivos e ansiosos, reforçando a saúde mental da pessoa em questão.

BENEFÍCIOS DO MAR
Se as pessoas optarem por cidades com mar, podem usufruir dos inúmeros benefícios do ambiente marinho, como a facilitação da circulação e a melhoria de doenças reumáticas.

MAIOR ATENÇÃO
Viajar também mantém as pessoas mais atentas, uma vez que a deslocação de um local para outro os mantém alerta para que não percam um único detalhe da experiência. Isto permite-lhes concentrarem-se nas atividades.

AUMENTA A PACIÊNCIA
Por outro lado, aumenta a paciência. Viajar faz querer conhecer todos os recantos do lugar onde estamos, mas isso implica que por vezes temos de esperar, pelo que a paciência se torna uma virtude mais do que necessária nestas ocasiões, mas estar rodeado de paisagens maravilhosas ajuda os mais velhos a aprender a esperar sem desesperar.

MELHORA O CARÁCTER
Na mesma linha do último benefício, podemos também dizer que viajar melhora o carácter dos seniores. Quem não fica de bom humor durante todo o dia quando está de férias? Para as pessoas mais velhas, estar sozinho e ver novos lugares faz com que se sintam úteis e dá-lhes a força para serem mais independentes, melhorando a sua atitude perante a vida.

ESTIMULA A CRIATIVIDADE
Os seniores têm um fraco por lugares onde podem apreciar arte e história, o que estimula o seu lado criativo e prepara-as para tarefas que requerem muita atenção.

SOCIALIZAÇÃO
Viajar oferece a possibilidade de entrar em contacto com outras culturas e pessoas para além do seu círculo de amigos e familiares.

Antes de viajar
Para além dos muitos benefícios que as viagens trazem aos seniores, o especialista deixa também alguns recomendações: ”antes de viajarem, é necessário tomar as vacinas recomendadas para o local que vão visitar, conhecer todas as informações necessárias sobre o seu destino, se tiverem de apanhar um voo, certificarem-se de que não excede as 6 horas, evitar transportar demasiada bagagem (sacos, malas, máquinas fotográficas, etc.) que reduzem a mobilidade, beber muita água e comer o suficiente durante a viagem, cuidar da sua alimentação e levar um estojo de primeiros socorros com os medicamentos necessários”.