Sente habitualmente inchaço abdominal, dor, excesso de gases e períodos de prisão de ventre ou diarreia? Saiba que não está sozinho neste desconforto. Estes são os sintomas mais comuns da Síndrome do Intestino Irritável (SII), um distúrbio gastrointestinal funcional que afeta 10 a 25% das pessoas em todo o mundo e que, no nosso país, deverá atingir mais de um milhão de portugueses.

Os sintomas de SII podem variar de pessoa para pessoa, mas a sua recorrência e intensidade afetam seriamente a qualidade de vida e o bem-estar psicológico de quem deles sofre.

DOENÇA POUCO CONHECIDA

Apesar de comum, a SII ainda não é muito conhecida, nem as suas causas estão totalmente clarificadas. Alguns estudos demonstram que o risco de desenvolver SII é cinco vezes maior após uma infeção bacteriana. Contudo, na maioria dos casos, foi observado um desequilíbrio do ecossistema microbiano intestinal das pessoas com SII, designadamente perda de diversidade de bactérias e outros microrganismos essenciais para o nosso bem-estar.

Como os sintomas associados a esta doença podem ser facilmente atribuídos a outras causas, o correto diagnóstico pode demorar mais de um ano, o que aumenta a frustração das pessoas que vivem o seu dia a dia sem soluções para atenuar o desconforto.

No entanto, saiba que existe esperança: há formas de atenuar os sintomas e restabelecer a felicidade do seu intestino. Como? A dieta certa e a suplementação com probióticos podem ajudá-lo bastante a recuperar a qualidade de vida.

ESTIRPE PROBIÓTICA EFICAZ

Como a causa da SII está, geralmente, relacionada com um desequilíbrio da microbiota intestinal (flora intestinal), os probióticos podem desempenhar um papel significativo na recuperação e diminuição dos sintomas. Apesar de os probióticos estarem presentes em alguns alimentos, medicamentos e suplementos alimentares, é preciso ter em conta que existem milhares de microrganismos diferentes e nem todos têm um efeito benéfico na redução do desconforto intestinal.

A única estirpe probiótica com evidência é o Bifidobacterium longum 35624®, que dispõe de vários estudos científicos nos quais se demonstrou que é eficaz na redução da dor abdominal/desconforto, da flatulência e da distensão abdominal, assim como dos problemas do trânsito intestinal. Em Portugal, esta estirpe só está presente em Symbiosys Alflorex. 

Não feche os olhos a tudo o resto que pode fazer para auxiliar o seu intestino: uma alimentação baixa em FODMAP (acrónimo inglês para oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis, hidratos de carbono fermentáveis), atividade física regular e redução da ansiedade e gestão do stress também podem ajudar a reduzir os sintomas da SII.

 

Conhece o Movimento Intestino Feliz?

O Movimento do Intestino Feliz nasceu para ajudar todas as pessoas a quem foi diagnosticada a Síndrome do Intestino Irritável (SII) ou desconfia que sofre desta síndrome. Aqui vai encontrar informação útil e fidedigna, assim como conselhos que o vão ajudar a viver o seu dia a dia com qualidade de vida.

A mensagem que o Movimento pretende transmitir é de esperança e felicidade: afinal, há uma luz ao fundo do túnel para quem sofre de SII. É possível recuperar e controlar a doença com uma dieta equilibrada e um estilo de vida mais saudável. Poderá também subscrever o SII Coaching Program, um plano de 21 semanas com dicas para uma melhor qualidade de vida.

A iniciativa é da Biocodex, laboratório farmacêutico que possui a gama de probióticos Symbiosys focada em ativar o potencial inexplorado da microbiota intestinal em prol da saúde e bem-estar de todos.

A iniciativa conta com a parceria da EZFY. Peça ajuda e aconselhamento ao seu farmacêutico.

 

SUPLEMENTO ALIMENTAR. Toma diária recomendada é de 1 cápsula. Os suplementos alimentares não substituem uma dieta variada nem um estilo de vida saudável. Para mais informações consultar a rotulagem. Contacto: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida da República 18, 11°, 1050-19 Lisboa, NIPC 515036684. Email: info@biocodex.pt. Tel:211319134

A.0004/2023