O Outro Lado da Pandemia: o que se vive para lá dos Cuidados Intensivos

0

A coincidir com o Dia Internacional do Enfermeiro (12 de maio), acaba de ser lançado o livro “O Outro Lado da Pandemia: o que se vive para lá dos Cuidados Intensivos”, da autoria da Marli Lopo Vitorino, numa edição da Chiado Books.

A autora é enfermeira há 9 anos, trabalhando, atualmente, numa Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Santa Maria, em Lisboa.

De acordo com esta profissional de saúde, “é um projeto muito especial que surgiu em março de 2020, quando a Unidade de Cuidados Intensivos onde trabalho se dedicou a cuidar exclusivamente de pessoas em estado crítico infetadas com o vírus SARS-CoV-2. Desta experiência nasceu espontaneamente a arte curativa do desenho e dos poemas, resultando na concretização de um sonho, a publicação deste livro”.

“Enquanto enfermeira de Cuidados Intensivos”, prossegue Marli Lopo Vitorino, “faz parte do meu dia a dia cuidar de pessoas em estado grave. No entanto, foi um derradeiro desafio preparar-me para dar resposta às necessidades das pessoas que chegam à UCI com covid-19, resultante desta era jamais vivida ou imaginada. De um dia para outro, fomos desafiados a recolher os medos e a enfrentar as dúvidas e os riscos com todas as nossas forças, para fazermos aquilo que melhor sabemos, cuidar”.

“Num dos primeiros turnos”, recorda, “peguei numa caneta e numa folha de papel e comecei a desenhar… traços que expressavam o que via e sentia, para tentar abstrair-me da sensação de sufoco e desconforto. Não são desenhos perfeitos e nunca foi objetivo procurar a perfeição. Contudo, a partir do primeiro traço, todo um mundo de sentimentos e emoções se despoletou, como se de um abrir de uma porta mística se tratasse… onde, através do desenho e de reflexões, se pode sentir a realidade, que muitos não conhecem, daquilo que se vive todos os dias para lá das portas dos Cuidados Intensivos”.

Os desenhos, criados de forma espontânea, quase como uma terapia anti-stress, sempre acompanhados por poemas, dão voz e visibilidade ao que se vive numa UCI, na perspetiva da pessoa com covid-19, da família e dos profissionais de saúde. Testemunhos de resiliência, resistência e superação, que retratam esta batalha compartilhada entre quem cuida e quem é cuidado diariamente.

 

Facebook – O Outro Lado da Pandemia

Instagram – O Outro Lado da Pandemia

ChiadoBooks – O Outro Lado da Pandemia: o que se vive para lá dos Cuidados Intensivos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here