Medicina Tradicional Chinesa: experiência milenar na prevenção e promoção da saúde

0

A Medicina Chinesa assume um papel preponderante na prevenção de doenças e utiliza a sua experiência milenar para contribuir no aumento dos níveis de saúde e bem-estar das populações.

SG_PEDRO_CHOI_004Artigo da responsabilidade do Dr. Pedro Choy, Médico de Medicina Tradicional Chinesa e Diretor das Clínicas Pedro Choy

À luz da Medicina Tradicional Chinesa, a saúde tem uma definição muito objetiva: consiste num estado energético no organismo que se caracteriza por uma livre circulação do Qi (energia vital).

O Qi flui, sem bloqueios, e circula em todos os meridianos e órgãos no ritmo próprio que é suposto, promovendo bem-estar, vitalidade e equilíbrio físico e emocional.

SISTEMA ENERGÉTICO EM SOFRIMENTO

Quando esta circulação harmoniosa do Qi começa a ser corrompida – por fatores como a idade, as emoções, a falta de repouso, os erros alimentares, as próprias tendências do organismo – enfrentamos quebras no nosso bem-estar e na nossa qualidade de vida.

Desconfortos físicos, tensões dolorosas, imunidade enfraquecida, cansaço, problemas emocionais, diminuição de vitalidade sexual, entre outros, começam a fazer parte do nosso quotidiano, sem que exista da nossa parte uma verdadeira consciência de que são sinais de alteração do nosso estado de saúde.

Na verdade, em termos de Medicina Chinesa, todos esses sinais demonstram que o nosso sistema energético está a entrar em sofrimento. Ainda não há doença. Mas o nosso capital saúde está a ser atingido.

Leia o artigo completo na Edição de janeiro 2016 (nº 257)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA