A lipoabdominoplastia circunferencial é um procedimento cirúrgico utilizado para tratar o excesso de gordura subcutânea abdominal, associado ao excesso de pele e/ou flacidez cutânea, além de corrigir uma possível diástase (afastamento) dos músculos retos abdominais, que podem ser resultado de perdas de peso consideráveis ou mudanças corporais decorrentes da gravidez ou menopausa.

Artigo da responsabilidade do Dr. Rui Lima. Cirurgião plástico na Up Clinic

 

Tal como o nome indica é um procedimento realizado em duas etapas: primeiro, a lipoaspiração circunferencial do tronco, na qual se realiza a lipoaspiração de toda a região abdominal, flancos e dorso, afim de remover o excesso de gordura; e, em seguida, a abdominoplastia, na qual é realizada a plicatura da fáscia dos músculos retos abdominais para corrigir a diástase abdominal, a transposição do umbigo e a excisão do excesso de pele através de uma cicatriz que é posicionada estrategicamente ao longo da linha do biquíni, tornando-a menos visível durante o uso de roupas de banho ou roupa interior.

Bodysculpting é uma técnica cirurgica inovadora de contorno corporal, que combina a lipoaspiração de alta definição com diferentes tecnologias para tratar a gordura e a pele, visando otimizar o contorno e definição corporal. Geralmente, é recomendada para indivíduos com excesso de gordura, mas sem excesso de pele ou flacidez.

A lipoaspiração é realizada utilizando cânulas através de pequenas incisões menores que um centímetro, estrategicamente posicionadas em áreas pouco visíveis. Embora seja comumente realizada no abdómen, flancos e costas, também pode ser realizado em outras áreas do corpo, como a região peitoral e os braços. O bodysculpting emprega a técnica de lipoaspiração de alta definição, que visa reduzir o volume de gordura, promover a retração da pele e, simultaneamente, definir os músculos.

Para o sucesso desta técnica, muito contribui o auxílio de tecnologia avançada, nomeadamente:

  • Microaire: sistema de vibrolipoaspiração que permite a remoção de um maior volume de gordura no mesmo intervalo de tempo, com maior segurança.
  • Vaser: sistema de ultrassom que auxilia na retração dos tecidos e na emulsificação da gordura reduzindo do risco de irregularidades.
  • Bodytite e/ou Argon Plasma: dispositivos que ajudam a aumentar a retração da pele e a melhorar a definição muscular.

A importância da lipoabdominoplastia e do bodysculpting na recuperação da autoestima e na saúde mental da mulher é significativa e multifacetada, na medida em que permite uma melhoria da aparência física, alívio de preocupações estéticas, empoderamento pessoal, redução do estigma corporal e melhoria na qualidade de vida.

É importante ressalvar que, embora a lipoabdominoplastia e o bodysculpting possam ter benefícios significativos para a autoestima e a saúde mental das mulheres, esses procedimentos não devem ser considerados como uma solução única para problemas emocionais subjacentes. É fundamental que as pacientes tenham expetativas realistas sobre os resultados da cirurgia e estejam preparadas para enfrentar os desafios emocionais que possam surgir durante o processo de recuperação.

Uma consulta pré-operatória abrangente com um cirurgião plástico qualificado, juntamente com o apoio de profissionais de saúde mental, pode ajudar a garantir uma experiência positiva e satisfatória.