O Grupo Eugin, referência internacional na procriação medicamente assistida e tratamentos de fertilidade, já presente em 11 países, chega a Portugal com a abertura de um centro em Coimbra. Localizada na Rua Filipe Hodart, n.º 12, Celas, a nova clínica tem capacidade para proporcionar tratamentos de última geração e soluções personalizadas a pacientes nacionais e estrangeiros.

O CEO do Grupo Eugin, Eduardo González, considera que “Portugal é um enclave estratégico” para a expansão do Grupo e, após a unidade de Coimbra, “equipada com a mais recente tecnologia e onde se vão aplicar inovadoras práticas assistenciais, pretende vir a expandir a presença no país”. Eduardo González sublinha que “a colaboração com a Prof. Dra Teresa Almeida Santos, uma referência internacional nesta área da Medicina, é a garantia de sucesso” do primeiro centro português.

As instalações da nova clínica (um investimento superior a 1,5 milhões de euros), além das salas de consultas e do bloco operatório, dispõe de laboratórios próprios, “em linha com a forte aposta na investigação científica da Eugin”, e também de quatro “ninhos”, espaços onde o/a paciente é o centro de um novo modelo de atendimento. Este conceito inovador, que já funciona nas clínicas de Barcelona e de Madrid, baseia-se em espaços únicos e distintivos, acolhedores e confortáveis, que estão ligados às salas de exames, permitindo que os especialistas e outros profissionais se desloquem com maior rapidez e eficácia neste eixo, especialmente em tratamentos que requerem procedimentos especializados.

A Eugin é um grupo internacional de centros de reprodução assistida e fertilidade, com 25 anos de experiência, que faz parte do grupo alemão Fresenius Helios. Com esta nova unidade, “posiciona-se para se tornar líder mundial nesta área, pois já tem uma rede  69 centros, com infraestruturas pioneiras e cerca de 1 700 especialistas”, em Espanha (Barcelona e Madrid), Itália, Dinamarca, Suécia, Letónia, Argentina, Colômbia, Brasil, Estados Unidos e Canadá. Realiza anualmente mais de 45.000 tratamentos e, desde a inauguração da primeira clínica em Barcelona, em 1998, ajudou a trazer ao mundo 265.000 bebés.

O Grupo é ainda parte ativa em sociedades de fertilidade nacionais e internacionais, participa nos congressos científicos mais relevantes e realiza um importante trabalho de divulgação através do Congresso EBART e da sua atividade no âmbito da Eugin — Cátedra Universitat Pompeu Fabra. Na área da educação, codirige, com a BSM-UPF, o Mestrado Internacional em Técnicas de Reprodução Humana Assistida.

Coordenação científica

A coordenação científica da clínica de Coimbra é da responsabilidade da Prof. Dra Teresa Almeida Santos, especialista internacionalmente reconhecida, que exerce atualmente os cargos de secretária da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia. É diretora do Serviço de Ginecologia, Obstetrícia, Neonatologia e Medicina Reprodutiva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde já desempenhou os cargos de diretora do Serviço de Reprodução Assistida e do Laboratório de Biologia da Reprodução e professora da Faculdade de Medicina de Coimbra. Teresa Almeida Santos foi presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, entre 2012 e 2018, e ocupou vários cargos na Sociedade Europeia de Ginecologia, de 2007 a 2017.

Panorama em Portugal

O setor da procriação medicamente assistida e fertilidade encontra-se em fase de crescimento no país, onde operam 25 instituições nacionais (oito com uma presença importante nesta área) e ainda dois grupos internacionais. De acordo com a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia, são realizados cerca de 9.800 tratamentos por ano.

Além disso, Portugal é um dos países europeus – a par da Áustria, Finlândia, Holanda, Suécia e Reino Unido – que tem legislado a favor do conhecimento da identidade das dadoras de óvulos e esperma. As doações de gâmetas, em Portugal, deixaram de ser anónimas desde abril de 2018.

Equipa Eugin Portugal – Coimbra 

Teresa Almeida Santos – coordenadora científica e médica ginecologista e sub-especialista em Medicina da Reprodução

Ana Filipa Ferreira – diretora médica e ginecologista

Ana Sofia Pais – médica ginecologista

Fernando Silva – diretor geral

Mariana Moura Ramos – psicóloga

Joana Salgado – geneticista

Maria Joana Marques –  gestora de pacientes

Ana Campos –  gestora de pacientes

Joana Pereira – gestora de pacientes

Sara Figueiredo – enfermeira coordenadora

Ana Paula Sousa – embriologista sénior

Mónica Marques – embriologista sénior

Melanie Pais – enfermeira

Filipa Leite – enfermeira